Edição 2011 do Duster Pikes Peak

DACIA DUSTER "NO LIMIT":
PRONTO PARA A PROVA DE MONTANHA MAIS PRESTIGIADA DO MUNDO

 

No próximo dia 26 de junho, no Colorado, Estados Unidos, a Dacia lançar-se-à à conquista da mais célebre, mais difícil e mais conhecida prova de montanha do mundo, a Pikes Peak International Hill Climb.

A Dacia participará nesta prova com o Dacia Duster "No Limit", um protótipo de 850 cv inteiramente construído por medida e pilotado por Jean-Philippe Dayraut, tricampeão do Troféu Andros. Um objetivo simples e ambicioso: alcançar a vitória.

 

DACIA DUSTER "NO LIMIT": UM VEÍCULO MUITO ESPECIAL

O Dacia Duster “No Limit” é um veículo de exceção com desempenhos extremos. Foi construído por medida pelas equipas de Tork Engineering (conceção, fabrico,  montagem, desenvolvimento) e de Sodemo (motor) com o acompanhamento da Renault Sport Technologies, que contribuiu ao longo de todo o projeto com a sua experiência única em matéria de competição automóvel, fornecendo igualmente algumas das peças.

O Dacia Duster "No Limit" foi concebido de acordo com o regulamento técnico da categoria "Unlimited", na qual o veículo participa: sem limite de potência ou de cilindrada, peso livre, pneus livres, transmissão livre, aerodinamismo livre.

Sob a pele em fibra de vidro do Dacia Duster "No Limit" escondem-se elementos fora das normas e extremamente sofisticados, tais como: 

Um motor ultrapotente de 850 cv:
Preparado especialmente pela Sodemo na base do bloco NISSAN VR 38 DETT (V6 de 3.8 l) do Nissan GT-R, o motor do Dacia Duster "No Limit" foi concebido para maximizar os desempenhos do veículo, tendo em conta as altitudes em que a prova é disputada (altitude de partida: 2860 m / altitude de chegada: 4300 m).

Uma caixa de velocidades específica:
O motor está associado a uma caixa sequencial Sadev de 6 relações, especialmente desenvolvida para explorar ao máximo a potência do motor e que permite mudanças de relação rápidas e precisas.

Um conjunto extremamente aerodinâmico: 
As soluções aerodinâmicas desenvolvidas para o Dacia Duster "No Limit" são raramente permitidas pelos regulamentos das provas. Foram objeto de um desenvolvimento específico, validado em túnel de vento. Os ailerons traseiros são particularmente impressionantes.

«Domar um monstro destes numa estrada de montanha, que combina terra e asfalto, a 200 km/h, é algo que um piloto só consegue fazer em Pikes Peak. Não conheço outras categorias onde este tipo de veículo possa competir.»  Jean-Philippe Dayraut

  • EM BREVES PALAVRAS

    PIKES PEAK INTERNATIONAL HILL CLIMB:

    Local: Colorado, EUA.

    Percurso de 20 km.

    Altitude de partida: 2860 m.

    Altitude à chegada: 4300 m.

    50% de asfalto, 50% de terra.

    Recorde a bater na categoria "Unlimited": 10 min, 01 s, 42 ms.

    Recorde detido pelo japonês Tajima Nobuhiro (Suzuki), em 2007.

Logan MCV:uma carrinha enorme a um preço reduzido

Inscreva-se na newsletter

Garantia Dacia:3 anos ou 100 000 km. A escolha é sua!

Saber mais
dacia gpl banner

Dacia GPLDescubra todas as vantagens do combustível GPL

Inicie a viagem

Media NAV: o sistema de navegação intuitivo e fiável

Saber mais