Novidades Dacia

Um Milhão de Duster

UM MILHÃO DE DUSTER EM QUATRO ANOS!

• Lançado há quatro anos, o Duster é um extraordinário sucesso quer seja sob a marca Dacia ou sob a marca Renault!
• O milionésimo Duster foi produzido na fábrica da Renault de Curitiba para um cliente Brasileiro.
• O Duster é comercializado em mais de 100 países e é produzido em cinco fábricas, em 3 continentes.


O Duster é um dos pilares da internacionalização do Grupo Renault e é, actualmente, o modelo mais vendido pelo grupo em todo o mundo.

« O Duster é um verdadeiro sucesso Mundial » explica Arnaud Deboeuf, Director do Programa Entry do Grupo Renault. « Com a marca Renault responde perfeitamente às expectativas dos clientes nos mercados internacionais e contribui decisivamente para o crescimento da marca Renault nos mercados emergentes. Com a marca Dacia, na Europa e na bacia do mediterrâneo, o Duster conquistou novos clientes pelo seu design e pelas capacidades fora de estrada a um preço extremamente acessível. O Duster é um modelo de conquista de novos clientes. »


Sucesso Comercial

Em apenas quatro anos foram comercializados 1 milhão de unidades do Duster em todo o mundo, quer sob a marca Renault quer sob a marca Dacia em mais de 100 países.

Com a marca Renault o Duster é um veículo de conquista nos mercados fora da Europa e responde às expectativas dos clientes nesses mercados : adaptação « frio extremo » para a Rússia, motores « Flex Fuel » para o Brasil, volante à direita e design interior específico para a Índia.…

Sob a marca Dacia, o Duster é, também, um extraordinário sucesso. A imbatível relação habitabilidade/preço/capacidades fora de estrada conquistaram inúmeros clientes para a marca.

 

Os cinco principais mercados de vendas do Duster








Cinco fábricas em todo o mundo

O milionésimo Duster foi fabricado na unidade da Renault de Curitiba. O Duster é actualmente produzido em cinco fábricas: Pitesti (Roménia), Curitiba (Brasil), Envigado (Colômbia), Moscovo (Rússia) e Chennai (Índia).

O Duster é fabricado na Roménia desde 2010 para a marca Dacia e para os países da Europa, Turquia e Magrebe. Desde Junho de 2010 a fábrica de Pitesti fabrica também o Duster, com a marca Renault, para o Egipto e vários países de África.

Em Curitiba o Duster é fabricado, desde Outubro de 2011, com a marca Renault para os mercados do Brasil e da Argentina. A unidade de Envigado (Colômbia) monta o Duster desde Fevereiro de 2012 para os mercados da Colômbia, México, Equador, Chile, Peru e para outros mercados da América Central.

A produção do Duster na fábrica de Moscovo iniciou-se em Dezembro de 2011 e destina-se exclusivamente ao mercado Russo sob a marca Renault.

O último dos locais a iniciar a produção do Duster, em Maio de 2012, foi a unidade de Chennai na Índia. Esta unidade abastece os mercados da Índia, África do Sul e Indonésia com a marca Renault e Reino-Unido, Chipre, Malta e Irlanda com a marca Dacia.

Em 2013 as vendas do modelo Duster atingiram as 376.000 unidades.

 


  

Dacia Duster

NOVO DACIA DUSTER: A NOVA VIDA DE UM ÍCONE!

É um dos fenómenos mais recentes e um dos lançamentos mais consensuais da indústria automóvel. A fiabilidade e a robustez, a economia, o sentido prático e um preço verdadeiramente incrível para o que oferece, conferiram ao Dacia Duster uma imagem e um estatuto que poucos conseguiram antever aquando do lançamento da primeira geração. E com a chegada de um novo Duster, não há dúvida que a popularidade e o sucesso vão sair reforçados. É que a imagem exterior ainda é mais apelativa, o habitáculo foi alvo de uma enorme evolução na qualidade dos materiais e nos equipamentos úteis, e há motores ainda mais económicos e ecológicos. Ou seja, o SUV da Dacia está ainda mais generoso, mas sem que isso tenha correspondência no preço... O novo Dacia Duster já está disponível na rede de concessionários, a partir dos 14.990€.


Na última década, os agravamentos fiscais, a vertiginosa subida dos preços dos combustíveis, a pegada ecológica e a classificação de classe 2 nas portagens, ditaram a “morte” das viaturas todo-terreno. Mas apesar do sucesso que têm conhecido, os crossover nunca preencheram ou sequer compensaram essa lacuna e a razão é fácil de justificar: não passam de “simples” automóveis urbanos ou estradistas. Mas quando, em 2010, o Dacia Duster chegou ao mercado a surpresa foi geral: passava a haver uma proposta robusta, económica na cidade, na estrada e em percursos todo-o-terreno, e… acessível. No fundo, um modelo que recuperava o espírito dos todo-o-terreno e por um preço “escandalosamente acessível” como prometia a campanha publicitária de lançamento.

Duster: o expoente dos valores da marca Dacia

Em pouco mais de três anos, o Dacia Duster construiu uma imagem que talvez nem os mais optimistas se atreveriam a prognosticar. O sucesso comercial pelos quatro cantos do globo foi enorme, ao ponto de ser um dos modelos mais vendidos do Grupo Renault. Hoje, o Duster é o símbolo da democratização do espírito de aventura. Uma proposta prática e económica, independentemente do ambiente ser urbano ou de natureza. 

E, ao longo desta carreira de enorme sucesso, o Duster tornou-se no expoente máximo dos valores da marca Dacia:
- Fiável: estudos independentes, mesmo alguns recentemente publicados, colocam a marca Dacia como uma das mais fiáveis no mercado Europeu. Os 3 anos de garantia são a prova dessa fiabilidade.
- Útil: Com uma excelente habitabilidade e com todos os equipamentos indispensáveis para múltiplas utilizações
- Generoso: que oferece bastante pelo preço mais acessível do mercado
- Inteligente: porque se adapta a uma nova forma de “consumir” o automóvel. Uma oferta imbatível em termos de preço, mas que até oferece bem mais do que o indispensável.

Um verdadeiro todo-terreno

Uma das características mais marcantes do Duster é que revela aptidões de um verdadeiro todo-o-terreno, no sentido estrito da expressão. A distância ao solo de 21 cm (29,3° para o ângulo de aproximação, 23° para o ângulo ventral e 34,9° para o ângulo de saída) permite a transposição de obstáculos que não seriam, de todo, expectáveis para um automóvel desta natureza. É que para além do modo “4x2”, ideal para os percursos em asfalto até pelas vantagens ao nível dos consumos, o Duster pode ser activado com o modo “Auto”, que reparte automaticamente o binário entre o eixo dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de aderência, podendo atingir um valor máximo de 50% sobre o eixo traseiro, mas também com o modo “Lock” para situações mais radicais, em que o sistema bloqueia electronicamente a transmissão para quatro rodas motrizes, transferindo 50% do binário, de forma permanente, para o eixo traseiro.

Um verdadeiramente novo Dacia Duster

Mas volvidos pouco mais de três anos desde o lançamento da primeira geração, chega ao mercado um novo Dacia Duster.

A nova dianteira é o traço mais marcante do novo Duster… A nova grelha, que inclui uma nova entrada de ar, mas também os novos faróis de dupla óptica que integram as luzes diurnas, conferem uma imagem ainda mais robusta, moderna e dinâmica ao SUV da Dacia. Na traseira, o destaque vai para o novo desenho dos faróis e para a ponteira de escape cromada. Já as novas barras de tejadilho com assinatura “Duster”, as jantes especiais de 16 polegadas na cor “Dark Metal” (equipadas com pneus “Mud and Snow”) e o novo lettering “4WD” nas versões 4x4 reforçam a imagem de robustez e de aventura.

Já no interior, os progressos em relação à primeira geração são muito significativos. A qualidade dos materiais e dos acabamentos é indiscutivelmente superior e as melhorias no campo da insonorização confirmam-no. Mas as evoluções estendem-se a outros grandes detalhes: o painel de instrumentos foi completamente redesenhado, a consola central também é completamente nova e com um material muito mais agradável ao toque, os bancos são mais confortáveis e os comandos dos vidros passam a estar localizados nas portas. Por outro lado, o regulador/limitador de velocidade, os sensores de estacionamento traseiro, o termómetro de temperatura exterior, a função Eco mode (que permite uma redução nos consumos até 10%) e o indicador de mudança de velocidade (GSI - Gear Shift Indicator) também passam a fazer parte da lista de equipamentos.

Um novo Dacia Duster também mais tecnológico

Mas a evolução no habitáculo estende-se à tecnologia e, nesse sentido, o novo Dacia Duster passa a estar disponível com:

- O Dacia MEDIA NAV, um sistema multimédia e de navegação muito fácil e intuitivo. O ecrã táctil de 7 polegadas (18cm) apresenta uma página inicial que permite uma selecção intuitiva e fácil das 6 funcionalidades do sistema. O Dacia MEDIA NAV inclui a tecnologia Bluetooth e o sistema de navegação com visualização 2D e 3D (birdview). A porta USB e a ligação áudio por jack estão instaladas no painel central, para facilitar a ligação de dispositivos móveis pessoais.
- O Dacia Plug&Radio, um sistema multimédia simples e eficaz que inclui o rádio com leitor de CD compatível com a leitura de formatos MP3, ligação Bluetooth, porta USB e a ligação áudio por jack.

Uma referência, igualmente, para o facto do novo Dacia Duster ter um habitáculo ainda mais espaçoso e com espaços de arrumação adicionais com 3,3 litros de capacidade, enquanto a capacidade da mala cresceu para 475 litros, sendo capaz de transportar objectos até 2,70mts de comprimento (com o banco traseiro rebatido).

Motores modernos, económicos e tecnológicos

Um dos destaques do novo Dacia Duster é a estreia do motor TCe 125. O TCe 125 é um motor turbo de 4 cilindros de injecção directa, com uma potência de 125 cv. Um bloco que alia a potência aos baixos consumos, reivindicando valores de apenas 6,3l/100km em ciclo misto. O binário máximo de 205Nm está integralmente disponível entre as 2000 e as 3000 rpm, permitindo assim acelerações rápidas e excelentes recuperações. O TCe 125 permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 9,6 segundos. Este motor está acoplado a uma caixa manual de seis relações e está disponível na versão de duas rodas motrizes. As emissões de CO2 são de 145g/km; enquanto a corrente de distribuição não carece de manutenção ou substituição ao longo de toda a vida do motor.

Quanto a propostas diesel, o novo Dacia Duster está disponível com duas versões do motor 1.5 dCi: 90 cv e de 110 cv. Um bloco unanimemente reconhecido pela fiabilidade e performances e que é associado a uma caixa manual de seis velocidades. O 1.5 dCi de 90 cv está disponível nas versões 4X2 com um consumo, em ciclo combinado, de 4,7l/100km e emissões de CO2 de apenas 123g/km. Já o motor de 110 cv tem um consumo de 4,8L e emissões de CO2 de 127g/km, nas versões 4X2. Nas versões de tracção integral os consumos são de 5,1l/100km e as emissões de 135g/km.

Uma referência final para o motor 1.6 16v com 105 cv, agora apenas disponível na versão bi-fuel (gasolina e GPL) que proporciona uma redução dos custos de utilização e menores emissões de CO2. Em ciclo misto, o consumo deste motor é de 7,2l/100km a gasolina e de 9,0l/100km para o GPL e as emissões de CO2 são respectivamente de 165 e 145g/km. A versão bi-fuel estará disponível, no Novo Duster, nas versões de duas rodas motrizes e com uma caixa manual de cinco velocidades.

Certeza da fiabilidade: 3 anos/100.000 km de garantia

O novo Dacia Duster beneficia, tal como toda a restante gama Dacia de 3 anos/100.000 km de garantia contratual. Este é mais um elemento que atesta a robustez e fiabilidade da marca, o que aliás tem vindo a ser demonstrado por estudos independentes realizados, até por associações de consumidores, em toda a Europa

O novo Dacia Duster já está disponível na Rede de Concessionários

O novo Dacia Duster já está disponível na Rede de Concessionários, a partir dos 14.990€ e com três diferentes níveis de equipamento.

 

* Preço em vigor à data do presente comunicado.

  


  

Duster

NOVO DACIA DUSTER: VERDADEIRAMENTE DACIA E AINDA MAIS… DUSTER

A Dacia renovou o Duster que conta agora com:

  • Um design exterior mais personalizado e um design interior completamente renovado,
  • Novos equipamentos de série e novas funcionalidades,
  • Novos motores que lhe conferem acrescida versatilidade e performance.


Tudo isto mantendo um preço a partir de 14.990€ (com o movo motor 1.2 TCe 125 cv)

Lançado em 2010, o Dacia Duster já conquistou mais de 450 mil clientes em três anos. Depois de ter renovado quatro dos seus modelos - Logan, Sandero, Sandero Stepway e Logan MCV - a Dacia completa a renovação da sua gama com o novo Dacia Duster.

Uma evolução no exterior e uma revolução no interior


O novo Dacia Duster apresenta uma nova face dianteira que reafirma o carácter do modelo. Destaque para a nova grelha que inclui uma nova entrada de ar e para os novos faróis de dupla óptica que integram as luzes diurnas. O interior é profundamente renovado com um novo painel de bordo e novos bancos.

Novos equipamentos e novas funcionalidades, mas sempre a preços Dacia

O novo Dacia Duster conta agora, de série (consoante versão), com equipamentos como: Controlo Electrónico de Estabilidade (ESP), sistema de navegação Dacia MEDIA NAV, regulador/limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiros.

Leque de motorizações alargado, para mais versatilidade e performance

Ao nível das motorizações, destaque para o facto de, pela primeira vez, estar disponível no novo Duster o motor TCe de 125 cv. Um motor a gasolina da nova geração com um nível de consumos de 6,3L aos 100kms.

O novo Dacia Duster está ainda disponível com duas versões diesel, de 90 cv e de 110 cv, do já conhecido motor 1.5 dCi.

Outras das grandes evoluções no novo Dacia Duster é no conforto acústico, com uma redução para metade do nível de ruído a bordo relativamente ao seu antecessor.

Um SUV compacto e todo-o-terreno

O novo Dacia Duster tem, intactas, todas as qualidades que o tornaram num sucesso: versatilidade de utilização, aptidões fora de estrada na versão 4x2 e de verdadeiro todo-o-terreno na versão 4x4.

O novo Dacia Duster tem garantia de três anos ou 100 mil kms, como todos os modelos da gama Dacia.

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* Preço em vigor à data do presente comunicado.

  


  

DACIA SANDERO BI-FUEL : UMA COMPRA INTELIGENTE!

O estigma associado ao dístico azul colado e o discriminatório acesso aos parques de estacionamento fechados já fazem parte do passado. Já não há razões objectivas para que as viaturas a GPL sejam olhadas com desconfiança e a aposta no novo Dacia Sandero Bi-Fuel ganha, assim, ainda mais acuidade. Um automóvel económico, com linhas modernas, uma excelente habitabilidade, um interessante nível de equipamento, a tradicional robustez da marca e, claro, um preço sem concorrência. Por 11.400€, o Dacia Sandero Bi-Fuel é o mais acessível automóvel bi-fuel do mercado! 


Uma compra inteligente! Uma afirmação que até os mais cépticos terão dificuldade em contestar. Vencidos os estigmas e as discriminações, o Dacia Sandero Bi-Fuel é uma compra inteligente. Afinal, é uma das propostas mais económicas e acessíveis do mercado, mas apesar desses predicados reúne um conjunto de características surpreendentes para este segmento de preço. Nesse sentido, destaque para as agradáveis linhas exteriores, o espaçoso interior e um interessante nível de equipamento. 

Um Dacia Sandero com uma característica que o distingue que os demais: é movido por dois combustíveis – gasolina e GPL. Nesse sentido, esta versão é equipada com dois depósitos distintos, que assegura uma autonomia superior a 1.200 km, enquanto o comprovado e fiável motor 1.2 16V com 75 cavalos de potência (o único disponível em GPL) é equipado com dois sistemas de injecção.

Com esta tecnologia, compete ao condutor escolher a opção por circular em GPL ou gasolina, sendo que pode fazer a mudança de combustível em andamento. Sublinhe-se que apesar da presença de um segundo depósito para o GPL, o Dacia Sandero Bi-Fuel dispõe exactamente do mesmo espaço para bagagens que as “tradicionais” versões a gasolina ou diesel, já que o depósito GPL é instalado na zona do pneu sobressalente.

O Dacia Sandero Bi-Fuel é uma compra inteligente pelo preço de aquisição – é a proposta mais acessível do mercado -, mas também pelos reduzidos custos de utilização e é a frieza dos números que o comprova: 1 litro de GPL custa qualquer coisa como €0.840, o gasóleo €1.450 e a gasolina €1.620 (valores médios). Ou seja, o Sandero Bi-Fuel GPL custa tanto como um modelo a gasolina, mas permite uma poupança de quase 50% em utilização. E, saliente-se, sem o discriminatório dístico azul (agora substituído por uma bem mais discreta vinheta no pára-brisas) ou as limitações de estacionamento em parques fechados ou subterrâneos. 

Mas para os cépticos em relação ao uso de viaturas GPL ficam também as seguintes ressalvas: em termos de segurança, destaque para o facto do depósito de GPL ser produzido em aço super-resistente com seis vezes mais espessura que um depósito tradicional; o GPL contribuir para uma maior fiabilidade do motor, na medida em que a sua combustão conserva mais o óleo lubrificante; o GPL reduzir as vibrações do motor, o que contribui para um melhor conforto de utilização e, por último; como o GPL não contém benzeno nem enxofre, é muito mais amigo do ambiente, representando uma poupança na ordem dos 13 por cento em emissões de CO2.

Com quase três centenas de posto de abastecimento GPL espalhados por todo o território Continental, o Dacia Sandero Bi-Fuel assume-se, assim, como uma compra inteligente. Mesmo para quem cumpra apenas 10.000 quilómetros ano, a poupança de combustível em relação ao gasolina cifra-se em mais de 300 euros. Se chegar aos 30.000 quilómetros ano, a poupança chega aos 1.000 euros! 

Habitabilidade e volume da bagageira recorde! 

No interior, o botão que permite optar pelo combustível gasolina ou GPL constitui a única diferença em relação ao “vulgar” Sandero. Um habitáculo incrivelmente espaçoso e em que são evidentes os enormes progressos da Dacia nos acabamentos e na qualidade dos materiais. 

O Sandero Bi-Fuel é comercializado com o nível de equipamento Confort, de que faz parte o ar condicionado manual, o Dacia Plug&Radio que integra o rádio, um leitor de CD compatível com formato MP3, a tecnologia Bluetooth® e as ligações USB e Jack posicionadas no painel de bordo, o ASR+ESP (controlo de estabilidade), faróis de nevoeiro, retrovisores exteriores com regulação eléctrica na cor da carroçaria e os elevadores eléctricos dos vidros dianteiros. 

Como opcionais, estão também disponíveis (entre outros) o regulador e limitador de velocidade, bem como o MEDIA NAV. Um sistema multimédia completo – disponível pelo competitivo preço de 300 €. Com uma utilização fácil e intuitiva, o grande ecrã a cores táctil de 7 polegadas (18cm) e a página de acolhimento “Menu”, permite navegar facilmente entre diferentes funções, que incluem a tecnologia Bluetooth® e o sistema de navegação, com visualização 2D e 3D (Birdview). Os dispositivos nómadas pessoais ligam-se facilmente a uma tomada USB ou Jack, acessíveis no painel de bordo para melhor ergonomia. 

Certeza da fiabilidade: 3 anos/100.000 km de garantia 

O novo Dacia Sandero Bi-Fuel beneficia, tal como toda a restante gama Dacia de 3 anos/100.000 km de garantia contratual. Este é mais um elemento que atesta a robustez e fiabilidade da marca, o que aliás tem vindo a ser demonstrado por estudos independentes realizados, até por associações de consumidores, em toda a Europa 

Versão Bi-fuel disponível também no novo Dacia Logan MCV 

A nova break Dacia Logan MCV, cuja comercialização, terá lugar durante o mês de Outubro, irá dispor, desde o início de uma versão bi-fuel com as mesmas características do Dacia Sandero. O Dacia Logan MCV bi-fuel será também comercializada associada ao nível de equipamento Confort e estará disponível por 12.400€.

* Preços em vigor à data do presente comunicado. 

  


  

NOVO DACIA LOGAN MCV : UMA BREAK SURPREENDENTE!

Não faltam atributos à nova break Dacia Logan MCV… Na capacidade da bagageira e na habitabilidade não tem rival no segmento e chega a “envergonhar” segmentos superiores. Mas a nova proposta da marca do Grupo Renault não é apenas sinónimo de espaço e, nesse sentido, destaque para as linhas modernas, o nível tecnológico dos equipamentos e dos motores e, claro, o preço, ou não se tratasse de um Dacia… A nova break Logan MCV é comercializada a partir de 9.990€! Uma proposta única não “apenas” no segmento, mas sobretudo no mercado. 


“Escandalosamente acessível”. O mote da campanha do Duster aplica-se na perfeição a todos os Dacia, mas talvez mais ainda ao Logan MCV. Num mercado em que, por tradição, os modelos break gozam de bastante popularidade, a nova proposta da Dacia reúne um conjunto de pressupostos que vai de encontro aos interesses de um alargado número de portugueses: umas linhas modernas, um interessante nível de equipamento, uma gama de motores moderna, económica, mas também racional, a tradicional fiabilidade e robustez da marca e… um preço verdadeiramente sem concorrência! Afinal, é a mais acessível break do segmento B, mas está ao nível do segmento C nas cotas de habitabilidade e no volume da bagageira! 

Linhas modernas e elegantes! 

No design, são evidentes as semelhanças com a nova geração do modelo Sandero que tem sido um enorme sucesso comercial por toda a Europa. Mas apesar de herdar a base de um compacto, a verdade é que, com quase 4 metros e meio de comprimento, a nova break Logan MCV não deixa de ter uma identidade visual muito própria e uma elegância surpreendente, com destaque para as estéticas barras no tejadilho. E, a verdade, é que a nova break da Dacia até tem o condão de nos remeter para os segmentos superiores e isto mesmo antes da entrada no habitáculo… 

Habitabilidade e volume da bagageira recorde! 

Mas depois da surpresa do contacto exterior, a surpresa do habitáculo… A primeira sensação é a de que o espaço abunda, com a frieza dos números a confirmar que não se trata de uma “simples” sensação, mas de um dado factual. As cotas de habitabilidade para os cinco passageiros são surpreendentes e o volume da bagageira não se “limita” a ser o melhor do segmento, sendo mesmo referência entre os segmentos superiores, com os seus 573 litros. Uma capacidade que pode ser aumentada com o rebatimento 1/3 e 2/3 dos bancos traseiros, condições em que pode transportar objectos até 2,7 metros de comprimento! 
Por outro lado, os 16 litros de espaços para arrumação, distribuídos pelas portas dianteiras e traseiras, bem como nas bolsas e na parte superior do painel de bordo, confirmam a sua vertente prática. Algumas versões são mesmo equipadas com uma zona de arrumação suplementar na bagageira… 

Habitáculo e equipamentos fazem jus à evolução da Dacia 

No entanto, no habitáculo da nova break Logan MCV, não é só o espaço que impressiona… A nova proposta da Dacia herda o interior do modelo Sandero, fazendo jus à evolução da marca neste domínio, sobretudo ao nível da ergonomia, da qualidade dos materiais e dos equipamentos disponíveis.


Com efeito, para a nova break Dacia Logan MCV existe uma gama de equipamentos não “apenas” funcionais, mas também modernos, com destaque para:

 

MEDIA NAV, um sistema multimédia completo (disponível como opção por 300 €). Com uma utilização fácil e intuitiva, o grande ecrã a cores táctil de 7 polegadas (18cm) e a página de acolhimento “Menu”, permite navegar facilmente entre diferentes funções, que incluem a tecnologia Bluetooth® e o sistema de navegação, com visualização 2D e 3D (Birdview). Os dispositivos nómadas pessoais ligam-se facilmente a uma tomada USB ou Jack, acessíveis no painel de bordo para melhor ergonomia. 

Dacia Plug&Radio, simples e altamente eficaz, beneficia de um ecrã perfeitamente integrado na consola central, suficientemente grande para permitir a visualização das informações em três linhas. O Dacia Plug&Radio integra o rádio, um leitor de CD compatível com formato MP3, a tecnologia Bluetooth® e as ligações USB e Jack posicionadas no painel de bordo. 

Limitador e Regulador de velocidade (disponível como opção): Com controlo no volante para ambas as funções e ajuste de velocidade. 

Ajuda ao estacionamento traseiro (disponível como opção): Graças aos sensores situados no pára-choques traseiro, um sinal sonoro indica ao condutor a proximidade de um obstáculo. 

Equipamentos de segurança. O controlo dinâmico de trajectória (ESC) e a assistência à travagem de emergência EBA, que complementa o sistema de anti bloqueio das rodas (ABS), em termos de segurança activa; e os airbags frontais para o condutor e o passageiro, os airbags laterais frontais, o alerta visual e sonoro para o uso do cinto de segurança e os pontos de fixação ISOFIX, nos dois lugares laterais traseiros para fixação de cadeiras de bébé e de criança em termos de segurança passiva.

 

Uma gama de motores renovada, para um melhor rácio economia/performance

 

A nova break Dacia Logan MCV está disponível com os novos motores TCe 90 e 1.5 dCi 90, blocos altamente tecnológicos, que aliam os reduzidos consumos ao prazer de condução, mas também o comprovado 1.2 16V, embora este na versão Bi-Fuel (GPL).


O novo motor 1.5 dCi 90 incorpora a maioria das novas tecnologias da família Energy (EGR de baixa pressão, gestão térmica, etc…) que contribuem para os consumos de 3,8 l / 100 km (em ciclo misto) e emissões de CO2 de 99g/km. Valores referência no segmento, num bloco com 90 cavalos e com um binário de 220 Nm disponível a partir das 1.750 rpm.


Quanto ao TCe 90, trata-se de um revolucionário motor a gasolina de três cilindros turbo, de 899 cm3 de cilindrada, que possui as mesmas performances de um bloco atmosférico de 1.4 litros. Com um turbo de baixa inércia, debita 90 cavalos e 135Nm de binário às 2.000 rpm. Números que impressionam, até pelo facto de 90% do binário estar disponível entre as 1.650 e as 5.000 rpm. Ou seja, a par de um elevado prazer de condução, a nova break Logan MCV, reivindica (também) consumos referência de 5l / 100km (ciclo misto) e emissões de CO2 de apenas 116g/km.

 

Além disso, a Dacia continua a promover o GPL como uma alternativa económica aos combustíveis tradicionais. O 1.2 16v 75 cv está, efectivamente, disponível na versão BI-FUEL GPL, com um custo de utilização menor e emissões de CO2 mais baixas (120 g / km em modo GPL). 
Como todos os veículos a GPL na gama Dacia, o condutor escolhe conduzir em modo gasolina ou GPL graças a um mecanismo muito simples. 
Com um custo no abastecimento francamente inferior, a utilização do GPL é claramente mais competitiva que os combustíveis tradicionais, cifrando-se numa economia de 320€ por cada 15 mil quilómetros percorridos, em relação a um motor exclusivamente a gasolina.


Reduzir o consumo com a função Eco Mode


A funcionalidade Eco Mode (conforme motorização) permite que, em qualquer momento, o condutor possa optimizar o consumo de combustível. 
Uma vez activada, esta função adapta certos parâmetros de condução, modificando o funcionamento do motor e o conforto térmico, nas proporções aceitáveis pelo condutor e passageiros. 
Uma funcionalidade que pode gerar ganhos até 10% em matéria de consumo e emissões de CO2, conforme o estilo de condução e as condições da estrada.


Certeza da fiabilidade: 3 anos/100.000 km de garantia


A nova Dacia Logan MCV, beneficia, tal como toda a restante gama Dacia de 3 anos/100.000 km de garantia contratual. Este é mais um elemento que atesta a robustez e fiabilidade da marca, o que aliás tem vindo a ser demonstrado por estudos independentes realizados, até por associações de consumidores, em toda a Europa.


No fundo, a compra Dacia é, mais do que nunca, a escolha inteligente. Com a nova break Dacia Logan MCV, o rácio economia/performance está ainda melhor, o rácio preço/habitabilidade é inquestionável e o preço nunca foi tão atractivo.

* Preço em vigor à data do presente comunicado. 

  


  

NOVO DACIA DUSTER: AINDA MAIS… DUSTER

O Novo Dacia Duster, que será apresentado no próximo Salão de Frankfurt, conserva os elementos que design que contribuem para o seu enorme sucesso, mas evolui reforçando as suas características de 4x4.


Um indiscutível look de 4x4
Na dianteira, o novo desenho da grelha, com dois elementos cromados e que integra uma nova entrada de ar, e os novos faróis de dupla óptica com iluminação diurna reforçam, ainda mais, a percepção de robustez deste automóvel.
 
« Nós capitalizámos sobre o poder de sedução que sempre caracterizou o Duster modernizando os elementos com uma identidade mais forte como, por exemplo, a grelha dianteira. Com isto, colocamos decididamente o Duster no universo dos 4x4, reforçando o carácter do modelo mas conservando a sua identidade ».
David Durand, Director de Design da gama Entry.

As novas barras de tejadilho com a assinatura Duster reforçam também o carácter de SUV. As novas jantes em liga leve de 16 polegadas de cor « dark metal » associadas aos pneus « Mud and Snow » contribuem também para tornar ainda mais dinâmico o perfil do Novo Dacia Duster.

Na traseira, os novos faróis recuperam os mesmos códigos de design da dianteiraatravés, nomeadamente, da presença dos cromados. A ponteira de escape cromada e a nova assinatura « 4WD » completam as evoluções do estilo exterior.

O Novo Dacia Duster será a apresentado no dia 9 de Setembro, no stand Dacia (hall 8) no 65º Salão de Frankfurt.

  


  

DACIA DOKKER VAN: O PEQUENO FURGÃO COM PRESTAÇÕES DE TOPO A UM PREÇO IMBATÍVEL

A racionalidade no mundo empresarial talvez nunca tenha sido tão importante como nos dias de hoje. E se, não raras vezes, a racionalidade implica concessões, a verdade é que há uma proposta que contraria a “lógica” e que parece feita à medida do mundo empresarial, independentemente da dimensão e da especificidade do negócio. Dá pelo nome de Dacia Dokker Van e é “só” o mais acessível pequeno furgão do mercado, mas também o mais económico, a que se juntam atributos referência do segmento: capacidade de carga, modularidade, versatilidade e até modernidade. Equipado com o comprovado motor 1.5 dCi 90, o Dacia Dokker Van é comercializado pelo incrível preço de 10.850€ (IVA incluído).


Inimaginável! O recurso ao superlativo está relacionado com o preço a que é proposto o Dacia Dokker Van. O Dacia Dokker Van é, claramente, a proposta mais acessível do mercado: 10.850€. E se for deduzido o valor do IVA – sim, 10.850€ é com o IVA incluído – a nova proposta da Dacia ainda é mais apelativa, até pelo facto de estar no topo do segmento em capacidade de carga, tecnologia do motor, versatilidade e até na modernidade dos equipamentos. 

Ou seja, o Dokker Van é fiel ao posicionamento e aos valores da marca Dacia. Um pequeno furgão prático, fiável, robusto, de elevadas prestações e com um preço sem concorrência, que beneficia, ainda, do know-how da Renault na concepção e desenvolvimento de Veículos Comerciais Ligeiros, onde a marca é líder de mercado na Europa (e em Portugal) ininterruptamente desde 1998. 

O Dokker Van já está disponível na Rede de Concessionários, numa única versão e, tal como toda a gama Dacia, beneficia de uma garantia contratual de 3 anos / 100.000 km.



CONCEBIDO PARA SER FUNCIONAL

O nome «Dokker» resulta da contracção da palavra Inglesa «dockworker», que designa a função de estivador. Uma designação que está de acordo com a grande capacidade de carga, mas também robustez e modularidade do Dokker Van.

As linhas e as dimensões do Dacia Dokker Van, - com um comprimento de 4,36m, 1,75m de largura e 1,81m de altura - revelam, desde logo, a excelente capacidade de carga. Um sentimento que sai reforçado pela largura das portas laterais deslizantes e pelas portas traseiras assimétricas, que deixam antever um fácil acesso à caixa de carga.

O Dokker Van tem, também, o mesmo ar de família dos mais recentes modelos da marca Dacia e que transparece através do novo design da grelha e dos faróis dianteiros. Este design mais moderno, estreado no Dacia Lodgy, exprime a qualidade e a robustez, valores fundamentais da marca.

Também no interior o Dokker Van recupera as mais recentes evoluções da gama Dacia. 

O painel de bordo moderno e funcional integra os mostradores estreados no Dacia Lodgy e (em opção) o sistema multimédia Media Nav.

A ergonomia também não foi esquecida, com novos comandos para os faróis e para o limpa pára-brisas. E, tal como no Lodgy, os comandos dos vidros eléctricos encontram-se colocados nas portas. 



100 % ÚTIL

Graças às suas dimensões exteriores (comprimento: 4,36 m, largura: 1,75 m e altura: 1,81 m), o Dacia Dokker oferece um volume de carga de 3,3 m3 e um comprimento total de carga de 1,9 m, que o colocam no topo da categoria. 
E, estes números, desde logo impressionantes, podem ainda ser incrementados com a opção Dacia Easy Seat, em que o banco do passageiro pode ser rebatido e colocado junto ao porta-luvas, libertando assim um comprimento total de carga de 2,42 m. Este banco pode inclusivamente ser removido, libertando assim um volume de carga de 3,9 m3 e o carregamento de objectos com um comprimento superior a 3 metros (comprimento total de 3,11 m). Estes dados colocam o Dokker Van no topo da capacidade de carga e de funcionalidade do segmento. 

Mas há outro dado que torna imbatível a funcionalidade do Dacia Dokker Van: a carga útil de 750 kg.

O Dacia Dokker Van possui uma porta lateral deslizante e a segunda porta está disponível como opção. As portas traseiras assimétricas abrem-se num ângulo de 180°, através de um sistema que impede que se fechem de forma repentina, devido, por exemplo, a um golpe de vento. As portas laterais e traseiras podem ainda ser vidradas, como opção.

O Dokker Van capitaliza também sobre o know-how da Renault para o desenvolvimento de adaptações complementares destinadas a utilizações profissionais específicas. Através de protocolos formalizados com uma rede de transformadores, estão desde já disponíveis várias transformações para o Dokker Van, de que são exemplo: ambulância, caixa isotérmica ou frigorífica e transporte de pessoas de mobilidade reduzida.


EQUIPAMENTOS MODERNOS A BORDO

Com o lançamento do Dacia Lodgy, a gama Dacia registou uma enorme progressão em items como o conforto, modernidade e conteúdo tecnológico. Depois dos novos Sandero e Sandero Stepway chega agora a vez do Dokker Van beneficiar dessa evolução da marca.

Media Nav, a tecnologia funcional e simples
Integrado na consola central, o sistema multimédia Media Nav (disponível como opção) é composto por um ecrã táctil de 18 cm (7’’) e combina a navegação, o rádio e a ligação “mãos livres” Bluetooth®. O ecrã de acolhimento permite navegar de forma simples nos 6 «universos» do Media Nav. Na fachada, as entradas USB e jack permitem a ligação de aparelhos nómadas que podem ser controlados no ecrã táctil ou nos comandos sob o volante.
A navegação táctil possui um grafismo 2D ou Birdview (3D). Através da ligação USB e ao interface específico (www.dacia.naviextras.com), os clientes podem actualizar ou enriquecer a cartografia do sistema.

O Dacia Dokker Van dispõe também de novos equipamentos de ajuda à condução, como o limitador de velocidade e o radar de estacionamento traseiro.


TAMBÉM NA DINÂMICA, NO TOPO DO SEGMENTO

Amplamente reconhecido pela fiabilidade, desempenhos e reduzido custo de utilização, o motor 1.5 dCi está disponível no Dokker Van na configuração de 90 cv. Com um binário de 200 Nm, disponível desde as 1.750 rpm, o motor dCi 90 cv confere um excelente dinamismo ao Dokker Van. Mas, tão ou mais importante, com um consumo em ciclo misto de apenas 4,5 l / 100 km e emissões de CO2 de 118 g/km, o Dokker Van coloca-se, também neste capítulo, no topo do segmento.

O Dokker Van assenta na nova plataforma M0 (estreado com o Lodgy). O trem dianteiro do tipo Pseudo MacPherson é comum aos restantes membros da família Dacia. O trem traseiro, de eixo flexível e deformação programada é o mesmo do Renault Kangoo.

Esta arquitectura permite reforçar a estabilidade do Dokker Van, garantindo que não existem diferenças entre o rolamento da carroçaria com o automóvel vazio ou carregado.

O Dokker Van possui, ainda, uma altura ao solo de 186 mm, que lhe permite desafiar qualquer tipo de estrada. 

O Dacia Dokker Van dispõe do mesmo sistema de travagem do Dacia Lodgy, que integra o ABS com repartidor electrónico de travagem e Assistência à Travagem de Urgência. O sistema de controlo de trajectória (ESC) da última geração está disponível como opção. 


FIABILIDADE E QUALIDADE DA DACIA REFORÇADA PELA EXPERIÊNCIA DA RENAULT

O Dokker Van possui nos seus genes a fiabilidade e a robustez da Dacia, reconhecido pelos seus clientes e pela imprensa, aos quais adiciona a experiência da Renault como líder Europeu, nos Veículos Comerciais Ligeiros, desde 1998.

O Dokker Van foi desenvolvido tendo por base um caderno de encargos com as mesmas exigências dos comerciais ligeiros da Renault. O trem dianteiro do tipo pseudo MacPherson é reforçado para corresponder às exigências da Renault para os seus Veículos Comerciais. O trem traseiro é o mesmo do Renault Kangoo, reconhecido pelas suas qualidades de conforto, robustez e, sobretudo, pela sua adaptação às condições de carga.

O Dacia Dokker Van foi submetido aos mesmos testes específicos que são utilizados nos Comerciais Ligeiros da Renault, que simulam as utilizações mais agressivas, de forma a assegurar uma robustez e uma fiabilidade sem falhas.

Também, por isso, o Dacia Dokker Van beneficia da garantia contratual de 3 anos / 100 000 km, tal como todos os restantes modelos da Dacia.

O Dacia Dokker Van está já disponível nos Concessionários Renault/Dacia, com o imbatível preço de 10.850€. 

* Preço em vigor à data do presente comunicado.

 


 

NOVO DACIA LOGAN MCV: UMA BREAK MODERNA PARA UMA UTILIZAÇÃO FUNCIONAL

A exemplo do novo Sandero, o Novo Logan MCV adopta umas linhas exteriores modernas e um habitáculo atractivo. Muito espaçosa e funcional, a carrinha Logan MCV permite, pelas suas dimensões, dispor de um grande espaço interior – 5 verdadeiros lugares – e um volume de bagageira de 573 litros. Desde a versão de entrada de gama que o Novo Dacia Logan MCV oferece um nível de equipamento que privilegia o conforto, o sentido prático (banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3) e, claro, a segurança.

Mas tal como os mais recentes lançamentos da marca, o Novo Logan MCV propõe equipamentos modernos como o sistema multimédia MEDIA NAV, o limitador/regulador de velocidade e a função Eco mode. A economia em utilização é assegurada pelas novas motorizações – Gasolina TCe 90 e Diesel 1.5 dCi – que oferecem um grande prazer de condução e uma redução significativa dos consumos de combustível e das emissões de CO2.


O Novo Dacia Logan MCV estará disponível em Portugal no 2º semestre de 2013.

A Dacia completa a sua gama de veículos de cariz familiar com o Novo Logan MCV, a Break com “maxi” volume a um preço “mini”. Com uma excelente habitabilidade, destina-se a clientes que procuram um veículo espaçoso – com capacidade de carga – confortável e prático, tanto numa utilização diária como lúdica.

As versões equipadas com o motor diesel oferecem um consumo moderado de 3,8l/100km, em ciclo misto.

Com um design atractivo e prestações referência, o Novo Logan MCV reforça a nova geração de veículos Dacia.

 

Um design exterior generoso e enérgico

Com grandes dimensões – 4,49m de comprimento e 573 litros de volume de bagageira – o Novo Logan MCV oferece um espaço e uma capacidade de carga recorde – mais 430mm que o Novo Sandero! – sendo capaz de transportar objectos até 2,7m de comprimento. 

No exterior, o Novo Logan MCV destaca-se pela imagem moderna, sendo de destacar as barras no tejadilho que lhe conferem força e dinamismo. A utilização do preto por cima dos faróis traseiros reforça a sensação de robustez.

 

Um interior espaçoso, funcional e racional

Em coerência com a modernidade e a robustez das linhas exteriores, o habitáculo do Novo Logan MCV foi concebido para responder às expectativas dos clientes que procuram uma utilização prática. A posição de condução é agradável, com a possibilidade de regulação do banco do condutor e do volante (conforme versão). A ergonomia foi reforçada para uma utilização prática e fácil da viatura: os comandos são intuitivos e facilmente acessíveis ao condutor.

O interior foi cuidadosamente concebido para facilitar a vida a bordo, com inúmeros espaços de arrumação, práticos e acessíveis, nomeadamente nas portas dianteiras e traseiras, bem como nas bolsas e na parte superior do painel de bordo: ao todo 16 litros de arrumação. Note-se que o compartimento de bagagens (conforme versão) dispõe de uma parte fixa rígida que compreende uma zona de arrumação suplementar.

O banco traseiro rebatível 1/3 – 2/3 de série, de regulação intuitiva, oferece uma grande modularidade.

 

Prestações em alta

Fiel à filosofia de oferecer mais por menos, o Novo Dacia Logan MCV aparece com os novos equipamentos funcionais, simples e 100% úteis, que surgiram no Dacia Lodgy, Dokker ou Novo Sandero.

- MEDIA NAV, o sistema multimédia completo (opção). Com uma utilização fácil e intuitiva, o grande ecrã a cores táctil de 7 polegadas (18cm) e a página de acolhimento “Menu”, permite navegar facilmente entre diferentes funções, que incluem a tecnologia Bluetooth® e o sistema de navegação, com visualização 2D e 3D (Birdview). Os dispositivos nómadas pessoais ligam-se facilmente a uma tomada USB ou Jack, acessíveis no painel de bordo para melhor ergonomia.

- Dacia Plug&Radio, simples e altamente eficaz, beneficia de um ecrã perfeitamente integrado na consola central, suficientemente grande para permitir a visualização das informações em três linhas. O Dacia Plug&Radio integra o rádio, um leitor de CD compatível com formato MP3, a tecnologia Bluetooth® e as ligações USB e Jack posicionadas no painel de bordo.

- O Limitador e Regulador de velocidade  (opção): Com controlo no volante para ambas as funções e ajuste de velocidade.

- Ajuda ao estacionamento traseiro (opção): Graças aos sensores situados no pára-choques traseiro, um sinal sonoro indica ao condutor a proximidade de um obstáculo.

 

Uma gama de motores renovada, para um melhor rácio economia/performance

Assim como no Novo Sandero, a oferta a gasolina é marcada pela chegada do novo motor turbo três cilindros TCe 90. Símbolo da excelência mecânica do Grupo Renault, é um bloco extremamente leve – pesa menos 15kg que um motor de potência equivalente.

Com recuperações e acelerações referência, combina o prazer de condução com os baixos consumos de combustível (5 L/ 100 km) e as reduzidas emissões de CO2 : 116 g / km.

No Diesel, a oferta concentra-se no motor 1.5 dCi de 66 kW (90 cv)

Já largamente conhecido pela sua fiabilidade, performances e impacto reduzido no ambiente, o motor 1.5 dCi, “best-seller” do Grupo Renault, foi optimizado.

As acelerações mais suaves tornam-no mais agradável de conduzir, enquanto os consumos estão entre os mais baixos do segmento (3,8L/100km) assim como os valores de impacto no ambiente (99g/km).

Além disso, a Dacia continua a promover o GPL como uma alternativa económica aos combustíveis tradicionais. O 1.2 16v 75 cv está, efectivamente, disponível na versão BI-FUEL GPL, com um custo de utilização menor e emissões de CO2 mais baixas (120 g / km em modo GPL).

Como todos os veículos a GPL na gama Dacia, o condutor escolhe conduzir em modo gasolina ou GPL graças a um mecanismo muito simples.

Com um custo no abastecimento francamente inferior, a utilização do GPL é claramente mais competitiva que os combustíveis tradicionais.

 

Reduzir o consumo com a função Eco Mode

A funcionalidade Eco Mode (conforme motorização) permite que, em qualquer momento, o condutor possa optimizar o consumo de combustível.

Uma vez activada, esta função adapta certos parâmetros de condução, modificando o funcionamento do motor e o conforto térmico, nas proporções aceitáveis pelo condutor e passageiros.

Uma funcionalidade que pode gerar ganhos até 10% em matéria de consumo e emissões de CO2, conforme o estilo de condução e as condições da estrada.

A compra Dacia é, mais do que nunca, a escolha inteligente. Com o Novo Dacia Logan MCV, o rácio economia/performance está ainda melhor, o rácio preço/habitabilidade é inquestionável e o preço nunca foi tão atractivo.

 

A Segurança é indispensável

A exemplo do novo Sandero, o nível de segurança foi reforçado no Novo Logan MCV.

 

Segurança activa

O controlo dinâmico de trajectória (ESC) faz a sua aparição de série, em todas as versões EURO5, conforme a regulação europeia. A assistência à travagem de emergência EBA vem completar o sistema de anti bloqueio das rodas (ABS). Em caso de uma travagem de urgência, o EBA actua sobre o sistema hidráulico para aplicar uma pressão máxima sobre os travões, desde o inicio da travagem e até que o limite máximo do ABS seja atingido.

 

Segurança Passiva

Para garantir uma protecção máxima aos ocupantes, o Novo Logan MCV está equipado não só com airbags frontais condutor e passageiro, mas também com airgags laterais frontais.

Em caso de esquecimento do cinto de segurança, o condutor e o passageiro da frente são alertados por um sinal sonoro e visual.

Os pontos de fixação ISOFIX, nos dois lugares laterais traseiros facilitam a fixação de cadeiras de bébé e de criança com toda a segurança.

Cada estrutura de caixa integra zonas reforçadas com deformação programada.

O pára-choques e a zona do capô destinam-se – em termos de forma, rigidez e espessura – a permitir uma melhor absorção dos choques, em particular na protecção dos peões em caso de choque frontal. 

 


 

NOVO SANDERO: UMA SURPRESA ATÉ (CLARO) NO PREÇO!

Se ser o automóvel mais acessível, à venda em Portugal, no segmento B não era propriamente uma novidade para o Sandero, não deixa de ser surpreendente é que essa posição seja também alcançada com o novo Dacia Sandero. Mas a verdade é que a Dacia produziu mais um “milagre”: apesar da notável evolução nas linhas, na qualidade dos materiais e dos acabamentos, no habitáculo muito mais moderno e confortável, no nível de equipamento e, também, na gama de motores, o novo Dacia Sandero é comercializado com um preço até mais baixo do que o seu antecessor: 8.990€. Uma proposta verdadeiramente imbatível no mercado.

Uma consulta à tabela de preços de todos os automóveis comercializados em Portugal confirma: dos 30 modelos mais baratos à venda em Portugal apenas três pertencem ao segmento B. E, destes três, dois pertencem à gama do novo Dacia Sandero, com as versões Pack TCe 90 e Confort TCe 90, com a primeira a ser mesmo a versão mais barata do segmento! Mas sublinhe-se que até com o motor 1.5 dCi 90 o novo Dacia Sandero se destaca como o mais barato utilitário diesel à venda em Portugal!

Mas se o preço não podia deixar de ser um dos grandes argumentos do Novo Dacia Sandero, a evolução em relação ao anterior Sandero é… “abissal”! 

Na realidade, o modelo deixou de ser “apenas” fiável, robusto e de oferecer uma relação prestações-preço imbatível. O novo Dacia Sandero é também moderno nas linhas e se, no interior, a habitabilidade continua a ser uma referência no segmento, são os acabamentos, a qualidade dos materiais e os equipamentos disponíveis que impressionam.

 

Progressos evidentes no habitáculo

De facto, uma vez no habitáculo são evidentes os progressos feitos pela Dacia. A qualidade perceptível é evidente em vários pormenores, enquanto o novo e moderno painel de instrumentos em carbono escuro ou com dois tons (dependendo do modelo e versões), os novos comandos, as várias superfícies cromadas, a nova gama de rádios Plug&Radio, a estreia do limitador/regulador de velocidade, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e o sistema Media Nav (como equipamento de opção) conferem funcionalidade e um toque de modernidade ao novo Sandero. No fundo, um pacote de equipamentos ao nível das propostas líderes de vendas do segmento. Mas uma referência, igualmente, para os progressos feitos ao nível da posição de condução.

Mas o novo Dacia Sandero surpreende também debaixo do capot... Estreados no novo Renault Clio, os modernos, tecnológicos e económicos motores TCe 90 e 1.5 dCi 90 estão disponíveis desde o lançamento. 

 

Nova gama de motores modernos e económicos

O novo motor a gasolina de três cilindros TCe 90 é um bloco de 898 cm3 que está no topo da tecnologia de downsizing e que garante 66 kW (90 cv) às 5250 rpm. Com um binário de 135 Nm o motor TCe 90 consegue aliar o prazer de condução ao reduzido consumo de combustível (5l/100 km) e reduzidas emissões de CO2 (116g/km). Equipado com este motor, a autonomia é superior a 900 km. Um outro pormenor importante no TCe 90 é o seu baixo custo de manutenção, que graças ao seu sistema de corrente de distribuição não necessita de qualquer manutenção.

Mas o novo Sandero é também equipado com a mais recente geração do comprovado 1.5 dCi. Um motor agora ainda mais económico e ecológico, devido ao novo sistema de injecção e ao novo turbo, que acrescentam 20 Nm ao binário, proporcionando melhores recuperações e acelerações O 1.5 dCi está disponível com uma potência de 66 kW (90 cv) e um binário de 220 Nm às 1750 rpm. Tudo isto com consumos entre os mais baixos do segmento (3,8l/100 km em ciclo misto) e um impacto reduzido no ambiente (99g/km de CO2). A autonomia ultrapassa os 1300 km. 

 

GPL: uma aposta TAMBÉM muito competitiva

O Novo Dacia Sandero vai estar também disponível em versão bi-fuel gasolina/GPL. 

Com o fim das restrições que, durante anos, limitaram o mercado dos automóveis a GPL e com a evidente diferença de preço na “bomba”, a proposta do Novo Sandero bi-fuel com o motor 1.2 16v 75 é mais uma alternativa económica e sempre dentro do espírito Dacia: uma oferta imbatível.

 

Preços sem concorrência

Fiel à filosofia Dacia, o Novo Dacia Sandero, apesar dos novos equipamentos e dos novos motores, pode, pela primeira vez, ser adquirido por um valor inferior a 9.000€: mais concretamente 8.990€ para a versão de entrada de gama Pack, equipada com o motor TCe 90. Quanto à versão diesel (1.5 dCI 90) está disponível por 13.950€, enquanto o Sandero Bi-Fuel (Gasolina/GPL) é comercializado com o nível de equipamento Confort por 11.200€.

 

Um sucesso em perspectiva 

No fundo, a exemplo de países como França e Alemanha, o novo Dacia Sandero tem tudo para ser um sucesso (também) em Portugal. Tem um preço sem paralelo na concorrência, uma habitabilidade de referência no segmento, linhas modernas, bem como equipamentos e motores tecnológicos. Beneficia da maior Rede de concessionários do país e de uma Garantia de 3 anos ou 100.000 quilómetros. E recorde-se que associações de consumidores de 5 países Europeus (França, Itália, Espanha, Bélgica e Portugal - com DECO Pro Teste) consideraram, em 2012, a primeira geração do Dacia Sandero como o Campeão da fiabilidade no segmento dos “Citadinos e Utilitários”! 

 * Preço em vigor à data do presente comunicado.

 


 

NOVO DACIA SANDERO STEPWAY: FUGA AO…TÉDIO!

"O tédio é o pior de todos os estados". Mas três séculos depois de Voltaire ter proferido a frase, há no mercado um excelente anti-depressivo… Um fármaco de marca, mas com o preço de um genérico. Sem contra-indicações e apenas com dois prováveis efeitos laterais: a tendência para tornar os proprietários viciados na sua utilização e o de despertar desejos de evasão. O seu nome é Dacia Sandero Stepway. Uma proposta única que já chegou à rede de concessionários, com um preço (imagine-se…) a partir de 12.350€. 


O número de 12.350€ não é ficcional. Mas se imagina que esse pode ser o preço para uma versão com equipamento mínimo engana-se. O Dacia Sandero Stepway é comercializado com duas tecnológicas motorizações (gasolina e diesel), mas com um único nível de equipamento que inclui – de série! – as personalizações específicas do exterior e do interior, um sistema de navegação, entre muitos outros requisitos... 


Ou seja, o novo Dacia Sandero Stepway é uma proposta verdadeiramente ímpar no mercado. Afinal, há outro modelo que proponha uma relação qualidade-prestações-equipamento-preço tão favorável? 



ASFALTO NÃO É O ÚNICO TERRENO DE ELEIÇÃO

O Dacia Sandero Stepway é o exemplo paradigmático da evolução realizada pela Dacia na estética dos seus modelos. Sim, as linhas são modernas e atraentes. Os pára-choques dianteiro e traseiro com protecções ao melhor estilo dos todo-o-terreno e as barras cromadas do tejadilho deixam bem evidente que o asfalto não é o único terreno de eleição do Sandero Stepway. Mas o que ainda mais reforça essa ideia são os 207 centímetros de altura ao solo, que permitem a incursão por caminhos de terra que os “vulgares” automóveis não ousam percorrer… 

No exterior ainda é importante referir que as jantes específicas flexwheel de 16 polegadas e a pintura metalizada também fazem parte do equipamento de série, enquanto no interior são também evidentes os progressos realizados pela Dacia na qualidade dos materiais, nos acabamentos e no reforço do nível de equipamento. Nesse sentido, todos os Sandero Stepway comercializados em Portugal são equipados com o sistema de navegação MediaNav (GPS+Rádio+ Bluetooth®) e o limitador/regulador – uma novidade na gama da Dacia. 



MAIS EQUIPAMENTO E MAIS SEGURANÇA

Num habitáculo que é só uma das referências do segmento em termos de habitabilidade (assim como na capacidade da bagageira), uma referência, igualmente, para o novo e moderno painel de instrumentos, para os novos comandos e, comparativamente à geração anterior, para as melhorias registadas na posição de condução. 

Importante ainda salientar o reforço do nível de segurança, uma vez que o Sandero Stepway passa a ser equipado com airbags laterais e o sistema de controlo de trajectória ESC. 



MOTORES MODERNOS E ECONÓMICOS

Se o nível de equipamento do Sandero Stepway é surpreendente para o preço a que é comercializado, talvez ainda mais surpreendente é o facto de “só” estar disponível com os dois mais recentes e tecnológicos motores Renault: o bloco a gasolina TCe 90 e o novo 1.5 dCi 90. Dois motores que também beneficiam da função ECO Mode, que permite uma redução nos consumos na ordem dos 10 por cento. 

Em relação ao motor a gasolina de três cilindros TCe 90, trata-se de uma unidade com 898 cm3 que está no topo da tecnologia de downsizing. O colector de turbo de baixa inércia, associado a uma distribuição variável na admissão (VVT), garante 66 kW (90 cv) às 5250 rpm. O binário de 135 Nm está disponível a baixos regimes (90% a partir das 1650 rpm). O TCe 90 consegue aliar o prazer de condução ao reduzido consumo de combustível (5,4l/100 km) e baixas emissões de CO2 (124g/km). Com este motor, a autonomia é superior aos 900 km. Um outro pormenor importante no TCe 90 é o seu baixo custo de manutenção, que graças ao seu sistema de corrente de distribuição não necessita de qualquer manutenção. 

Quanto ao 1.5 dCi, trata-se da mais recente geração do comprovado bloco diesel da Renault. Um motor agora ainda mais económico e ecológico, devido ao novo sistema de injecção e ao novo turbo, que acrescentam 20 Nm ao binário, proporcionando melhores recuperações e acelerações O 1.5 dCi está disponível com uma potência de 66 kW (90 cv) e um binário de 220 Nm às 1750 rpm. Tudo isto com consumos entre os mais baixos do segmento e um impacto reduzido no ambiente. O 1.5 dCi Euro 5 apresenta 105g/km de CO2 e 4,0l/100 km no Sandero Stepway em ciclo misto. A autonomia ultrapassa assim os 1300 km. 



PREÇOS SEM CONCORRÊNCIA

Com um único nível de equipamento, o Dacia Sandero Stepway vai ser comercializado por 12.350€ com o motor TCE 90 e por 15.950€ com o motor 1.5 dCI. Ou seja, preços sem paralelo na concorrência.
A Garantia de 3 anos / 100 mil km aplica-se ao novo Dacia Sandero Stepway. Esta garantia prolonga a relação entre a Dacia e os seus clientes e demonstra aos potenciais compradores a fiabilidade dos modelos da marca.

* Preço em vigor à data do presente comunicado.

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