A tecnologia híbrida é uma conjugação do motor a gasolina tradicional com um motor elétrico que realiza várias funções.
full hybrid
Composição
1 motor térmico
Caixa de velocidades automática multimodo sem embraiagem
1 bateria de tração de 280 V autorrecarregável
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O motor elétrico permite uma condução no modo 100% elétrico e fornece um aumento de potência ao motor térmico durante o resto do tempo.
Também permite transformar a energia recuperada em eletricidade, para carregar a bateria de tração.
A caixa de velocidades multimodo permite a passagem automática entre 3 modos de condução:
* Em consumo em ciclo urbano
mild hybrid
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria de 48 V autorrecarregável em andamento
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
Até 10% de poupança no consumo em comparação com um motor a gasolina equivalente.
mild hybrid de carburação dupla
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria autorrecarregável em andamento
1 depósito GPL para além do depósito de gasolina
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O veículo arranca sempre em modo a gasolina e pode, em seguida, alternar para o modo GPL.
Esta alternância é efetuada automaticamente ou de forma manual, através de um botão próprio.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
* preço médio do GPL na Europa em 5 de maio de 2025 de 0,83 euros, em comparação com 1,47 euros para a gasolina
mild hybrid de carburação dupla
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
Caixa automática de 6 velocidades de embraiagem dupla
1 motor elétrico com uma caixa de 2 velocidades
1 depósito GPL para além do depósito de gasolina
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O motor elétrico permite uma condução no modo 100% elétrico e fornece um aumento de potência ao motor térmico durante o resto do tempo.
Também permite transformar a energia recuperada em eletricidade, para carregar a bateria de tração.
A alternância entre os modos gasolina e GPL é efetuada automaticamente ou a pedido através de um botão específico.
Na versão 4x4, para além das patilhas no volante que permitem mudar de velocidade sem utilizar a embraiagem, um seletor de condução oferece 5 modos:
* preço médio do GPL na Europa em 5 de maio de 2025 de 0,83 euros, em comparação com 1,47 euros para a gasolina
| hybrid 155 | mild hybrid 140 | mild hybrid-G 140 | hybrid-G 150 4x4 | |
|---|---|---|---|---|
| Tecnologia | full hybrid | mild hybrid | mild hybrid | mild hybrid |
| Energia | gasolina + eletricidade | gasolina + eletricidade | gasolina + GPL + eletricidade | gasolina + GPL + eletricidade |
| Condução 100% elétrica | Sim, 80% do tempo de condução na cidade totalmente elétrico | Não | Não | Sim, 60% do tempo de condução na cidade totalmente elétrico |
| Assistência do motor térmico | Sim | Sim | Sim | Sim |
| Stop & Start | Sim | Sim | Sim | Sim |
| Carregamento enquanto circula | Sim | Sim | Sim | Sim |
| Arranque elétrico | Sim | Não | Não | Sim |
| Poupança em consumo/na utilização | Até menos 40% 1 de consumo | Até menos 10% 2 de consumo | Até 30 euros 3 por cada depósito cheio | Redução dos custos de utilização em até 30% 2 |
| Capacidade de tração | 1 t | 1,5 t | 1,5 t | 1,5 t |
1 Em ciclo urbano, em comparação com uma motorização a gasolina equivalente e consoante as condições de utilização do veículo e o estilo de condução do condutor
2 En ciclo misto, em comparação com uma motorização a gasolina equivalente e consoante as condições de utilização do veículo e o estilo de condução do condutor
A bateria de tração tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para motores híbridos e de 3 anos (quilometragem ilimitada) para motores híbridos ligeiros.
Sim, a autonomia do veículo híbrido é, consoante a utilização, superior à de um veículo a gasolina ou elétrico, pois pode alternar entre várias fontes de energia.
Com o motor mild hybrid 140, a autonomia do Bigster é de mais de 780 km, mais de 900 km com o hybrid 155 e até mesmo mais de 1400 km para o mild hybrid-G 140 (autonomia acumulada com os dois depósitos, GPL + gasolina).
Trata-se de uma ligeira hibridação do veículo que permite uma assistência do motor térmico nas fases de arranque e de aceleração para diminuir o consumo e melhorar o desempenho. Ela não permite conduzir no modo 100% elétrico.
Por conseguinte, oferece uma condução mais suave e dinâmica ao mesmo tempo que permite poupar combustível em comparação com um motor a gasolina equivalente não eletrificado.
Não há nada mais simples: as baterias dos veículos híbridos (full hybrid ou mild-hybrid) não carecem de ligações específicas à corrente elétrica, pois carregam-se automaticamente em andamento nas fases de desaceleração ou de travagem do veículo.