Como funciona?
A tecnologia híbrida é uma conjugação do motor a gasolina tradicional com um motor elétrico que realiza várias funções.
full hybrid
Composição
1 motor de combustão interna
Transmissão automática multimodo sem embraiagem
1 bateria de tração auto-recarregável de 280 V
Carregamento da bateria
Não é necessário ligar, a bateria recarrega durante a condução utilizando a energia recuperada durante as fases de travagem e desaceleração.
O motor elétrico permite uma condução 100% elétrica e proporciona um aumento de potência ao motor de combustão no restante tempo.
Também converte a energia recuperada em eletricidade para recarregar a bateria de tração.
A caixa de velocidades multimodo permite a comutação automática entre três modos de condução:
*No consumo do ciclo urbano
mild hybrid
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria de 48 V autorrecarregável em andamento
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
Até 10% de poupança no consumo em comparação com um motor a gasolina equivalente.
mild hybrid de carburação dupla
Composição
1 motor térmico
1 grupo gerador
1 bateria autorrecarregável em andamento
1 depósito GPL para além do depósito de gasolina
Carregamento da bateria
Sem necessidade de ligação a uma tomada elétrica, a bateria carrega-se em andamento através da energia recuperada nas fases de travagem e de desaceleração.
O automóvel arranca sempre em modo a gasolina e pode, em seguida, alternar para o modo GPL.Esta alternância é efetuada automaticamente ou de forma manual, através de um botão próprio.
O grupo gerador fornece ao motor térmico um aumento de binário nas fases de condução de maior intensidade energética, como os arranques ou acelerações.
Permite também carregar a bateria de tração de 48V.
* preço médio do GPL na Europa em 5 de maio de 2025 de 0,83 euros, em comparação com 1,47 euros para a gasolina
Bicombustível
Composição
1 motor de combustão
1 motor de arranque-alternador
Transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades
1 motor elétrico com caixa de 2 velocidades
1 depósito de GPL além do depósito de gasolina
Carregamento da bateria
Não é necessário ligar à tomada; a bateria recarrega durante a condução, utilizando a energia recuperada durante a travagem e a desaceleração.
| hybrid 155 | mild hybrid 140 | hybrid-G 150 4x4 | eco-g 120 | |
|---|---|---|---|---|
| Tecnologia | Full Hybrid | mild hybrid | mild hybrid | Bicombustível |
| Redução do consumo de combustível* | Até -30%* | gasolina + eletricidade | gasolina + GPL + eletricidade | Até -30%* |
| Condução 100% elétrica | Sim, entre 3 e 5 km* | Não | Sim, 60% do tempo de condução na cidade totalmente elétrico | Não |
| Assistência do motor térmico | Sim | Sim | Sim | Sim |
| Stop & Start | Sim | Sim | Sim | Sim |
| Recuperação elétrica na fase de condução | Sim | Sim | Sim | Não |
| Arranque elétrico | Sim |
Não | Sim | Não |
* em comparação com uma motorização a gasolina equivalente e consoante as condições de utilização do veículo e o estilo de condução do condutor
A bateria de tração tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para motores híbridos e de 3 anos (quilometragem ilimitada) para motores híbridos ligeiros.
Sim, a autonomia do veículo híbrido é, consoante a utilização, superior à de um veículo a gasolina ou elétrico, pois pode alternar entre várias fontes de energia.
As motorizações mild hybrid do Duster não permitem conduzir no modo 100% elétrico.
Trata-se de uma ligeira hibridação do veículo que permite uma assistência do motor térmico nas fases de arranque e de aceleração para diminuir o consumo e melhorar o desempenho.
Por conseguinte, oferece uma condução mais suave e dinâmica ao mesmo tempo que permite poupar combustível em comparação com um motor a gasolina equivalente não eletrificado.
Não há nada mais simples: as baterias dos veículos híbridos (full hybrid ou mild-hybrid) não carecem de ligações específicas à corrente elétrica, pois carregam-se automaticamente em andamento nas fases de desaceleração ou de travagem do veículo.