Veículos híbridos : vantagens e incovenientes

22/05/2024

Dacia híbrido

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS VEÍCULOS HÍBRIDOS?

As vendas de veículos híbridos estão a experimentar um aumento significativo na França (+33% em 2023) e em outros países. Então quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de motor?

 

Antes de responder a esta pergunta, vamos rever rapidamente o seu princípio de funcionamento.

 

 

O que é um veículo híbrido?

 

Princípio de funcionamento

 

O termo "veículo híbrido" refere-se a veículos que combinam motores térmicos e elétricos. Concretamente, um veículo híbrido inclui:

 

  • um motor térmico (que geralmente é um motor a gasolina);
 
  • um motor elétrico;
 
  • uma bateria de tração;

 

Esses componentes permitem alternar, durante a condução, entre três tipos de tração: tração 100% elétrica, que utiliza apenas o motor elétrico para acionar as rodas do veículo; tração híbrida, na qual o motor elétrico suporta o motor térmico; e a tração clássica 100% térmica, que usa apenas o motor a gasolina (ou diesel, mas os híbridos diesel-elétricos são raros e menos eficientes do que os híbridos gasolina-elétricos).

 

A alternância entre os tipos de tração é gerida automaticamente por um sistema eletrónico de bordo que leva em consideração o terreno, a pressão no pedal do acelerador e também o nível de carga da bateria de tração (cuja função é armazenar energia elétrica).

 

Bom saber : veículos movidos a GPL não são veículos híbridos, pois têm apenas um motor. Por outro lado, ele é abastecido por dois reservatórios separados: um reservatório de gasolina e um reservatório de GPL (gás de petróleo liquefeito). Estamos a falar, portanto, de veículos bicombustíveis. Assim como os veículos híbridos, os veículos movidos a GPL oferecem vantagens ambientais e económicas.

 

 

Quais são as diferenças entre um híbrido não recarregável e um híbrido recarregável?

 

Os tipos mais comuns de veículos híbridos no mercado automóvel são os full hybrid e os hybrid plug-in. A principal diferença está relacionada ao método de carregamento.

Em ambos os tipos de veículos, a bateria de tração é recarregada durante as fases de desaceleração e por meio da chamada frenagem "regenerativa", que transforma energia cinética em energia elétrica. O carregamento elétrico é, portanto, feito automaticamente e sem intervenção do condutor durante as fases de condução.

Os veículos full hybrid, portanto, usam exclusivamente os dois tipos de carregamento descritos acima, e é por isso que também são chamados de "veículos híbridos autocarregáveis".

 

Enquanto os híbridos plug-in também permitem um terceiro tipo de carregamento, totalmente manual: conectar a bateria a uma estação de carregamento pública ou doméstica (daí a expressão "plug-in", que significa "conectar um dispositivo elétrico a uma fonte de eletricidade").

 

Bom saber: Existe outro tipo de veículo híbrido, conhecido como mild hybrid. Nos mild hybrid, o motor a gasolina funciona continuamente e é auxiliado por um alternador de partida elétrico durante as fases de condução que exigem mais energia, como a partida ou a aceleração.

 

Quais são as diferenças entre um veículo híbrido e um modelo totalmente elétrico?

 

A grande diferença é que o híbrido utiliza três trações distintas (100% elétrica, híbrida, 100% térmica) graças à associação de dois tipos de motores (um térmico e um elétrico).

Um veículo elétrico tem um único motor e, portanto, usa apenas tração elétrica para se mover.

 

As principais vantagens dos motores híbridos

 

Comparado com veículos 100% térmicos

 

  • Veículos híbridos não emitem CO2 ao conduzir quando apenas a tração elétrica é ativada. Quando mudam para tração híbrida, eles emitem menos de 100% de veículos térmicos*. Este motor apresenta, portanto, uma vantagem ecológica.

 

  • Durante fases em que o veículo utiliza tração. 100% elétrico, o condutor beneficia das vantagens específicas da condução elétrica: aceleração mais dinâmica; um passeio mais suave e silencioso.
 
  • Durante a tração elétrica, o motor térmico não é utilizado; durante a tração híbrida, é menor do que em um veículo 100% térmico. Em ambos os casos, isso promove a longevidade das peças. Quanto ao motor elétrico, a sua manutenção é menos dispendiosa que a de um motor térmico, por ter uma construção mais simples.
 
  • Um veículo híbrido consome até 40% menos combustível do que um veículo térmico. Portanto, terá que abastecer com menos frequência.
 
  • Os veículos híbridos não são afetados pelas restrições de tráfego impostas durante os picos de poluição.
 
  • Ajuda financeira local pode estar disponível na compra de um novo veículo híbrido. No caso de uma compra de segunda mão, o bônus de conversão pode ser concedido (sujeito a condições).

 

*Os novos motores de combustão da Dacia apresentam tecnologias que limitam as emissões de poluentes (diesel) e partículas (gasolina). Isso visa adaptar melhor os veículos 100% térmicos aos desafios ambientais. Para mais detalhes, leia "Novos nomes para novos motores a gasolina e diesel".

 

 

 

Comparado com veículos 100% elétricos

 

  • A autonomia combinada dos motores térmicos e elétricos significa que os veículos híbridos têm uma autonomia maior que os veículos 100% elétricos. E se o motor elétrico, em caso de bateria completamente descarregada, não funcionar mais, o veículo continuará a andar usando 100% de tração térmica.
 
  • Para um condutor habituado a veículos a diesel ou a gasolina, os veículos híbridos autocarregáveis ​​representam uma mudança de hábitos menos significativa, ou mesmo insignificante, em comparação com os veículos 100% elétricos, uma vez que não necessitam de qualquer ação para recarregar a bateria.

 

As principais desvantagens da motorização híbrida

 

Comparado com veículos 100% térmicos

 

  • Em média, e ao comparar dois veículos de alcance e estilo de carroçaria semelhantes, um veículo híbrido é mais caro para comprar do que um veículo térmico. (Lembre-se de que essa diferença será amortizada ao longo dos anos, graças à economia no uso - manutenção do veículo; combustível - mencionada acima.)

 

  • Em alguns modelos híbridos, a presença da bateria de tração no porta-malas reduz o espaço disponível. No entanto, essa desvantagem tende a desaparecer em veículos recentes; por exemplo, no Jogger Hybrid, a bateria está localizada sob o assoalho do porta-malas. Então não há perda de espaço.

 

Comparado com veículos 100% elétricos

 

  • Um veículo 100% elétrico não emite CO2 nem partículas enquanto conduz. Estas vantagens só se aplicam aos veículos híbridos durante a tração 100% elétrica, que não é permanente. Os veículos elétricos são, portanto, mais ecológicos quando em circulação do que seus primos híbridos.

 

  • A compra de um veículo híbrido (novo ou usado) não dá acesso ao bônus ecológico e, desde fevereiro de 2024, o bônus de conversão não se aplica mais a híbridos novos. Veículos elétricos (Crit’Air 0) ainda são elegíveis para esses dois sistemas.

 

COMO ESCOLHER ENTRE UM HÍBRIDO E UM 100% ELÉTRICO?

Estes dois tipos de motores são opções a serem consideradas se quiser abandonar 100% de energia térmica. Cada um deles apresenta, em graus variados, vantagens ecológicas e económicas.

 

Escolher 100% elétrico é a opção mais ecológica das duas, enquanto o híbrido oferece flexibilidade inegável. Para decidir, pense no seu uso, nas distâncias que percorre com mais frequência, no seu ambiente de condução (cidade; autoestrada, etc.) e, acima de tudo, não hesite em pedir conselhos a um vendedor profissional de automóveis. Os especialistas da Dacia na concessionária poderão orientá-lo para a solução que melhor atende às suas necessidades.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM HÍBRIDO AUTOCARREGÁVEL E UM HÍBRIDO PLUG-IN?

O híbrido plug-in tem uma autonomia elétrica maior do que um veículo não recarregável, mas requer, tal como acontece com um veículo elétrico, que a sua bateria seja carregada regularmente num posto de carregamento público ou privado. O híbrido não recarregável/autocarregável (full hybrid) é uma opção prática e não restritiva, podendo o condutor beneficiar das vantagens da motorização híbrida sem ter de planear carregamentos.

 

Bom saber : Os veículos mild hybrid, por utilizarem permanentemente o motor a gasolina, são menos vantajosos do que os veículos full hybrid e hybrid plug-in, tanto em termos de consumo de combustível como de emissões de CO2.

AS VANTAGENS DO DACIA HÍBRIDO

A gama híbrida da Dacia é composta por modelos full hybrid autocarregáveis. Eles têm um alcance médio de 800 km e um adesivo Crit'Air 1. Como todos os híbridos não recarregáveis, eles recarregam enquanto conduzem, sem qualquer intervenção do condutor.

 

Descubra a tecnologia e os modelos híbridos da Dacia.

 

Para lembrar

 

As vantagens dos veículos híbridos são várias: ecológicas, económicas e confortáveis ​​ao conduzir.

Em comparação com os modelos elétricos, os veículos híbridos têm algumas desvantagens (por exemplo, menos subsídios de compra, maiores emissões de CO2), ao mesmo tempo que oferecem maior autonomia total.

 

O seu preço de compra continua, em média, mais alto que o de um veículo 100% térmico (menos poluente do que antes, graças às recentes melhorias tecnológicas), mas permite economias significativas no uso diário.

 

Escolher o motor certo para as suas necessidades requer listar as vantagens e desvantagens de cada um, levando em consideração o seu orçamento e o seu uso diário.

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