22/05/2024
As vendas de veículos híbridos estão a experimentar um aumento significativo na França (+33% em 2023) e em outros países. Então quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de motor?
Antes de responder a esta pergunta, vamos rever rapidamente o seu princípio de funcionamento.
O que é um veículo híbrido?
Princípio de funcionamento
O termo "veículo híbrido" refere-se a veículos que combinam motores térmicos e elétricos. Concretamente, um veículo híbrido inclui:
Esses componentes permitem alternar, durante a condução, entre três tipos de tração: tração 100% elétrica, que utiliza apenas o motor elétrico para acionar as rodas do veículo; tração híbrida, na qual o motor elétrico suporta o motor térmico; e a tração clássica 100% térmica, que usa apenas o motor a gasolina (ou diesel, mas os híbridos diesel-elétricos são raros e menos eficientes do que os híbridos gasolina-elétricos).
A alternância entre os tipos de tração é gerida automaticamente por um sistema eletrónico de bordo que leva em consideração o terreno, a pressão no pedal do acelerador e também o nível de carga da bateria de tração (cuja função é armazenar energia elétrica).
Bom saber : veículos movidos a GPL não são veículos híbridos, pois têm apenas um motor. Por outro lado, ele é abastecido por dois reservatórios separados: um reservatório de gasolina e um reservatório de GPL (gás de petróleo liquefeito). Estamos a falar, portanto, de veículos bicombustíveis. Assim como os veículos híbridos, os veículos movidos a GPL oferecem vantagens ambientais e económicas.
Quais são as diferenças entre um híbrido não recarregável e um híbrido recarregável?
Os tipos mais comuns de veículos híbridos no mercado automóvel são os full hybrid e os hybrid plug-in. A principal diferença está relacionada ao método de carregamento.
Em ambos os tipos de veículos, a bateria de tração é recarregada durante as fases de desaceleração e por meio da chamada frenagem "regenerativa", que transforma energia cinética em energia elétrica. O carregamento elétrico é, portanto, feito automaticamente e sem intervenção do condutor durante as fases de condução.
Os veículos full hybrid, portanto, usam exclusivamente os dois tipos de carregamento descritos acima, e é por isso que também são chamados de "veículos híbridos autocarregáveis".
Enquanto os híbridos plug-in também permitem um terceiro tipo de carregamento, totalmente manual: conectar a bateria a uma estação de carregamento pública ou doméstica (daí a expressão "plug-in", que significa "conectar um dispositivo elétrico a uma fonte de eletricidade").
Bom saber: Existe outro tipo de veículo híbrido, conhecido como mild hybrid. Nos mild hybrid, o motor a gasolina funciona continuamente e é auxiliado por um alternador de partida elétrico durante as fases de condução que exigem mais energia, como a partida ou a aceleração.
Quais são as diferenças entre um veículo híbrido e um modelo totalmente elétrico?
A grande diferença é que o híbrido utiliza três trações distintas (100% elétrica, híbrida, 100% térmica) graças à associação de dois tipos de motores (um térmico e um elétrico).
Um veículo elétrico tem um único motor e, portanto, usa apenas tração elétrica para se mover.
As principais vantagens dos motores híbridos
Comparado com veículos 100% térmicos
*Os novos motores de combustão da Dacia apresentam tecnologias que limitam as emissões de poluentes (diesel) e partículas (gasolina). Isso visa adaptar melhor os veículos 100% térmicos aos desafios ambientais. Para mais detalhes, leia "Novos nomes para novos motores a gasolina e diesel".
Comparado com veículos 100% elétricos
As principais desvantagens da motorização híbrida
Comparado com veículos 100% térmicos
Comparado com veículos 100% elétricos
Estes dois tipos de motores são opções a serem consideradas se quiser abandonar 100% de energia térmica. Cada um deles apresenta, em graus variados, vantagens ecológicas e económicas.
Escolher 100% elétrico é a opção mais ecológica das duas, enquanto o híbrido oferece flexibilidade inegável. Para decidir, pense no seu uso, nas distâncias que percorre com mais frequência, no seu ambiente de condução (cidade; autoestrada, etc.) e, acima de tudo, não hesite em pedir conselhos a um vendedor profissional de automóveis. Os especialistas da Dacia na concessionária poderão orientá-lo para a solução que melhor atende às suas necessidades.
O híbrido plug-in tem uma autonomia elétrica maior do que um veículo não recarregável, mas requer, tal como acontece com um veículo elétrico, que a sua bateria seja carregada regularmente num posto de carregamento público ou privado. O híbrido não recarregável/autocarregável (full hybrid) é uma opção prática e não restritiva, podendo o condutor beneficiar das vantagens da motorização híbrida sem ter de planear carregamentos.
Bom saber : Os veículos mild hybrid, por utilizarem permanentemente o motor a gasolina, são menos vantajosos do que os veículos full hybrid e hybrid plug-in, tanto em termos de consumo de combustível como de emissões de CO2.
A gama híbrida da Dacia é composta por modelos full hybrid autocarregáveis. Eles têm um alcance médio de 800 km e um adesivo Crit'Air 1. Como todos os híbridos não recarregáveis, eles recarregam enquanto conduzem, sem qualquer intervenção do condutor.
Descubra a tecnologia e os modelos híbridos da Dacia.
Para lembrar
As vantagens dos veículos híbridos são várias: ecológicas, económicas e confortáveis ao conduzir.
Em comparação com os modelos elétricos, os veículos híbridos têm algumas desvantagens (por exemplo, menos subsídios de compra, maiores emissões de CO2), ao mesmo tempo que oferecem maior autonomia total.
O seu preço de compra continua, em média, mais alto que o de um veículo 100% térmico (menos poluente do que antes, graças às recentes melhorias tecnológicas), mas permite economias significativas no uso diário.
Escolher o motor certo para as suas necessidades requer listar as vantagens e desvantagens de cada um, levando em consideração o seu orçamento e o seu uso diário.
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