22/05/2024
As vendas de automóveis híbridos tem vindo a crescer significativamente em diversos países. Então quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de motor?
Antes de responder a esta pergunta, vamos rever rapidamente o seu princípio de funcionamento.
O que é um automóvel híbrido?
Princípio de funcionamento
O termo "automóvel híbrido" refere-se a automóveis que combinam motores térmicos e elétricos. Concretamente, um automóvel híbrido inclui:
Esses componentes permitem alternar, durante a condução, entre três tipos de tração: tração 100% elétrica, que utiliza apenas o motor elétrico para acionar as rodas do automóvel; tração híbrida, na qual o motor elétrico suporta o motor térmico; e a tração clássica 100% térmica, que usa apenas o motor a gasolina (ou diesel, mas os híbridos diesel-elétricos são raros e menos eficientes do que os híbridos gasolina-elétricos).
A alternância entre os tipos de tração é gerida automaticamente por um sistema eletrónico de bordo que leva em consideração o terreno, a pressão no pedal do acelerador e também o nível de carga da bateria de tração (cuja função é armazenar energia elétrica).
Bom saber: automóveis movidos a GPL não são automóveis híbridos, pois têm apenas um motor. Por outro lado, ele é abastecido por dois reservatórios separados: um reservatório de gasolina e um reservatório de GPL (gás de petróleo liquefeito). Estamos a falar, portanto, de automóveis bicombustíveis. Assim como os automóveis híbridos, os automóveis movidos a GPL oferecem vantagens ambientais e económicas.
Quais são as diferenças entre um híbrido não recarregável e um híbrido recarregável?
Os tipos mais comuns de automóveis híbridos no mercado automóvel são os full hybrid e os hybrid plug-in. A principal diferença está relacionada ao método de carregamento.
Em ambos os tipos de automóveis, a bateria de tração é recarregada durante as fases de desaceleração e por meio da chamada travagem "regenerativa", que transforma energia cinética em energia elétrica. O carregamento elétrico é, portanto, feito automaticamente e sem intervenção do condutor durante as fases de condução.
Os automóveis full hybrid, portanto, usam exclusivamente os dois tipos de carregamento descritos acima, e é por isso que também são chamados de "automóveis híbridos autocarregáveis".
Enquanto os híbridos plug-in também permitem um terceiro tipo de carregamento, totalmente manual: conectar a bateria a uma estação de carregamento pública ou doméstica (daí a expressão "plug-in", que significa "conectar um dispositivo elétrico a uma fonte de eletricidade").
Bom saber: Existe outro tipo de automóvel híbrido, conhecido como mild hybrid. Nos mild hybrid, o motor a gasolina funciona continuamente e é auxiliado por um alternador de arranque elétrico durante as fases de condução que exigem mais energia, como o arranque ou a aceleração.
Quais são as diferenças entre um automóvel híbrido e um modelo totalmente elétrico?
A grande diferença é que o híbrido utiliza três trações distintas (100% elétrica, híbrida, 100% térmica) graças à associação de dois tipos de motores (um térmico e um elétrico).
Um automóvel elétrico tem um único motor e, portanto, usa apenas tração elétrica para se mover.
As principais vantagens dos motores híbridos
Comparado com automóveis 100% térmicos
*Os novos motores de combustão da Dacia apresentam tecnologias que limitam as emissões de poluentes (diesel) e partículas (gasolina). Isso visa adaptar melhor os automóveis 100% térmicos aos desafios ambientais. Para mais detalhes, leia "Novos nomes para novos motores a gasolina e diesel".
Comparado com automóveis 100% elétricos
As principais desvantagens da motorização híbrida
Comparado com automóveis 100% térmicos
Comparado com automóveis 100% elétricos
Estes dois tipos de motores são opções a serem consideradas se quiser abandonar um automóvel 100% térmico. Cada um deles apresenta, em diferentes graus, vantagens ecológicas e económicas.
Escolher 100% elétrico é a opção mais ecológica das duas, enquanto o híbrido oferece flexibilidade inegável. Para decidir, pense no seu uso, nas distâncias que percorre com mais frequência, no seu ambiente de condução (cidade; autoestrada, etc.) e, acima de tudo, não hesite em pedir conselhos a um vendedor profissional de automóveis. Os especialistas da Dacia no concessionário poderão orientá-lo para a solução que melhor atende às suas necessidades.
O híbrido plug-in tem uma autonomia elétrica maior do que um automóvel não recarregável, mas requer, tal como acontece com um automóvel elétrico, que a sua bateria seja carregada regularmente num posto de carregamento público ou privado. O híbrido não recarregável/autocarregável (full hybrid) é uma opção prática e não restritiva, podendo o condutor beneficiar das vantagens da motorização híbrida sem ter de planear carregamentos.
Bom saber : Os automóveis mild hybrid, por utilizarem permanentemente o motor a gasolina, são menos vantajosos do que os automóveis full hybrid e hybrid plug-in, tanto em termos de consumo de combustível como de emissões de CO2.
A gama híbrida da Dacia é composta por modelos full hybrid autocarregáveis. Eles têm um alcance médio de 800 km. Como todos os híbridos não recarregáveis, eles recarregam enquanto conduzem, sem qualquer intervenção do condutor.
Descubra a tecnologia e os modelos híbridos da Dacia.
Para lembrar
As vantagens dos automóveis híbridos são várias: ecológicos, económicos e confortáveis ao conduzir.
Em comparação com os modelos elétricos, os automóveis híbridos têm algumas desvantagens (por exemplo, menos apoios à compra, maiores emissões de CO2), ao mesmo tempo que oferecem maior autonomia total.
O seu preço de compra continua, em média, mais alto que o de um automóvel 100% térmico (menos poluente do que antes, graças às recentes melhorias tecnológicas), mas permite economias significativas no uso diário.
Escolher o motor certo para as suas necessidades requer listar as vantagens e desvantagens de cada um, tendo em consideração o seu orçamento e o seu uso diário.