10/09/2024
A autonomia do Dacia Spring 100% elétrico: números e explicações
Quando se considera um automóvel elétrico, a autonomia, ou seja, o número de quilómetros que pode percorrer com uma única carga, é um fator importante a considerar.
Mas quais são os protocolos de teste utilizados para avaliar a autonomia de um carro elétrico e qual é o seu nível de fiabilidade?
A autonomia de um automóvel elétrico demonstrada pelos fabricantes automóveis é o resultado de testes que seguem uma metodologia precisa e aplicada a nível global.
Desde 1 de setembro de 2017 que a certificação WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) é utilizada para medir a autonomia dos automóveis elétricos. Em 2018, sucedeu ao protocolo NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu).
A certificação WLTP permite uma estimativa mais realista e precisa das condições na estrada do que o protocolo NEDC, devido em particular a:
A certificação WLTP fornece dados gerais precisos, mas é importante lembrar que a autonomia também depende de muitos outros fatores pessoais, tais como: estilo de condução, topografia da estrada, temperatura exterior, opções ativadas a bordo do automóvel, entre outros.
Portanto, sim, a autonomia WLTP constitui uma referência fiável, mas ainda assim é difícil determinar uma autonomia elétrica que seja totalmente representativa de 100% das viagens. Por outras palavras, a chamada autonomia "real" difere sempre um pouco da autonomia teórica.
A autonomia WLTP do citadino 100% elétrico Dacia Spring (versões Expression e Extreme) é:
A capacidade da sua bateria, um dos principais elementos que determinam a autonomia elétrica de um automóvel, é de 26,8 kWh.
Utilize o nosso simulador de autonomia e carregamento para planear melhor as suas viagens a bordo do Dacia Spring 100% elétrico. Permite ajustar a temperatura ambiente, o aquecimento e o ar condicionado para obter uma estimativa de alcance precisa e personalizada.
Encontrará também informações sobre o tempo necessário para recarregar a bateria consoante o método de carregamento utilizado (posto de carregamento rápido, posto doméstico, posto público, tomada doméstica reforçada ou tomada padrão).
Estas poucas boas práticas têm um impacto positivo na autonomia real de um automóvel elétrico.
Ficha técnica; opções; preço ; design ; dimensões; tempo de carregamento… Consulte a ficha de produto do automóvel para obter o máximo de detalhes sobre o mesmo.