Conduzir com GPL: Quais as vantagens?

01/07/2024

dacia-gpl

Resumo

Quais as vantagens do GPL?


Conduzir um veículo bi-fuel gasolina-GPL oferece diversas vantagens ecológicas e económicas. Antes de entrar em pormenores, vamos relembrar o que é o combustível GPL e como funcionam os veículos que o utilizam.

O QUE É O GPL?

O gás de petróleo liquefeito, conhecido por GPL, é composto por dois hidrocarbonetos leves: o butano (cerca de 80%) e o propano (cerca de 20%), produzidos pela refinação de petróleo e processamento de gás natural.


Mais conhecido como combustível para água quente ou aquecimento, por exemplo, o GPL é também utilizado como combustível automóvel na categoria dos chamados combustíveis alternativos. Falamos então de GPL-c, para “combustível GPL”. Embora menos disponível no mercado do que o gasóleo ou a gasolina, o GPL está a atrair um número crescente de condutores, com 15 milhões de automóveis vendidos na Europa e entre 20 e 30 milhões em todo o mundo.

COMO FUNCIONAM OS VEÍCULOS MOVIDOS A GPL (COMBUSTÍVEL GPL)?

Os veículos movidos a GPL são bi-fuel, o que significa que utilizam dois tipos de combustível. Estão, por isso, equipados com dois tanques: um contém GPL; a outra gasolina ou, mais raramente, a gasóleo. O motor é alimentado sucessivamente por cada um dos tanques. No arranque, o depósito de combustível é sempre utilizado.


Por isso, é mais correto falar de veículos a gasolina GPL do que de veículos a GPL.


Bom saber:

  • Um veículo híbrido com um motor de combustão e um motor elétrico não deve ser confundido com um veículo de combustível duplo que opera com um único motor para dois tipos de combustível.
  • Um veículo movido a GPL pode ter uma transmissão manual ou automática.
  • Pode comprar um carro a gasolina e GPL ou instalar um kit de GPL no seu veículo atual, se for compatível (isto é chamado de conversão para GPL).
  • O Gás Natural Veicular, conhecido por GNC e semelhante ao GPL na sua composição, é utilizado principalmente em autocarros e camiões.
  • A Dacia é o maior fabricante de veículos a gasolina GPL e esta tecnologia é designada por “Eco-G”.

OS BENEFÍCIOS ECOLÓGICOS DO GLP

Menos emissões de CO2


Durante as fases em que utiliza o depósito de GPL, um veículo a gasolina-GPL emite menos CO2 do que um veículo movido a gasolina.


Menos partículas finas e óxidos de azoto


As partículas finas causadas pela combustão de combustível têm consequências comprovadas na qualidade do ar. No entanto, um veículo movido a GPL praticamente não emite GPL (cerca de 10 vezes menos do que um automóvel a gasolina). O seu historial neste aspecto também é melhor do que o de um carro a diesel com filtro de partículas.


O óxido de azoto é outro poluente prejudicial para o ambiente. Um motor a GPL emite (pelo menos) 13 vezes menos do que um veículo a diesel.

A VANTAGEM ECONÓMICA

O preço do GPL-c na bomba é significativamente inferior ao da gasolina e do gasóleo. Assim sendo, o orçamento de combustível de um condutor que utiliza GPL é aproximadamente 20 a 30% inferior ao de um condutor que utiliza um carro térmico “clássico”.

AS VANTAGENS PRÁTICAS

Facilidade de utilização


Utilizar um carro movido a GPL é muito simples. O interruptor gasolina/GPL é activado manualmente premindo o interruptor previsto para o efeito. Nas reinicializações seguintes, o modo selecionado é renovado automaticamente. Se o depósito de GPL estiver vazio, o veículo muda automaticamente para o modo 100% gasolina. Quanto à frequência de manutenção, é a mesma de um carro a gasolina.


Maior autonomia


Devido à combinação dos dois depósitos, um automóvel a gasolina-GPL tem uma autonomia superior ao seu equivalente 100% a gasolina.

QUAIS AS DESVANTAGENS DO GLP?

Menos assistência à compra em comparação com os carros elétricos


Os veículos bi-fuel a gasolina e GPL estão geralmente sujeitos a menos assistência na compra do que os automóveis elétricos, uma vez que estes últimos não emitem CO2 durante a condução.


O número de estações equipadas


Existem menos postos de GPL do que postos de carregamento para veículos a gasolina, gasóleo e elétricos. Mas ainda existem 33.000 na Europa e 55.000 em todo o mundo. Além disso, como o número de veículos a gasolina e GPL está a aumentar, o número de postos equipados com bombas específicas deverá aumentar logicamente nos próximos anos.


Bom saber: um veículo a gasolina-GPL pode funcionar utilizando apenas o depósito de gasolina. Por isso, não entre em pânico se reparar que o seu depósito de GPL está vazio a meio da viagem e não há nenhum posto por perto.


O preço de compra do veículo


Comprar um veículo a gasolina e GPL é geralmente um pouco mais caro do que o seu equivalente a gasolina. Mas a economia na utilização ligada ao custo do combustível está gradualmente a compensar esta lacuna.


Para lembrar


Considerando um melhor balanço ecológico; poupanças significativas no preço dos combustíveis e maior autonomia, a condução a GPL oferece diversas vantagens em relação aos automóveis 100% a gasolina ou a gasóleo. Este motor constitui, por isso, uma opção interessante no contexto da transição ecológica do sector automóvel, a par dos motores 100% eléctricos e híbridos (sobre este assunto, leia-se: “As vantagens dos veículos híbridos”).

VER MAIS