O que é um SUV ?

05/06/2024

suv-dacia-duster

O QUE É UM SUV?


Devido à sua popularidade, os SUV representam uma parte significativa das ofertas oferecidas pela maioria das marcas automóveis. No entanto, é comum haver confusão quando se tenta definir esta categoria de automóvel. Que características fazem um SUV e o que o distingue de carroçarias aparentemente semelhantes, como 4x4s e crossovers?

SIGNIFICADO E ORIGENS DA SIGLA “SUV”

Antes de mais: o que significa “SUV”? Esta sigla, originária dos Estados Unidos, significa “automóvel utilitário desportivo”. Embora não seja necessário explicar o significado da palavra "desporto", os dois termos ingleses que se seguem merecem algum esclarecimento.

 

Nos EUA, um "UV" (automóvel utilitário) refere-se a um tipo de automóvel que pode executar determinadas tarefas de forma mais eficiente do que um automóvel de passageiros "convencional".


Embora os modelos de carrinhas com tração às quatro rodas, comercializados nos Estados Unidos no início da década de 1950, estejam entre os antecessores deste tipo de carroçaria, o termo "SUV" é considerado popular do outro lado do Atlântico no final da década de 1980.

DEFINIÇÃO DE UM SUV

Um SUV é um automóvel de duas caixas ou dois volumes (um compartimento do motor e um habitáculo) com uma carroçaria elevada e volumosa, daí a semelhança com os 4x4. Estas características (o tamanho do automóvel e a altura ao solo, ou seja, a altura ao solo e a parte inferior do chassis) fazem do SUV um automóvel versátil, tanto para famílias devido ao número de lugares como por possuir qualidades todo-o-terreno. Estas qualidades, no entanto, estão abaixo das específicas dos automóveis 4x4; seria mais preciso utilizar o termo "automóveis todo-o-terreno" para designar os SUV.

 

É o conjunto destas capacidades todo-o-terreno; conforto interior; reboque... que compõem o lado “utilitário” do automóvel, a que se refere o seu nome em inglês.

 

Bom saber:

  • Os “SUV compactos” referem-se simplesmente a modelos SUV menos volumosos.
  • Os SUV não têm uma definição legalmente aprovada. Isto deve-se provavelmente à falta de critérios rigorosos (alguns têm tração às quatro rodas, outros não, etc.). Como resultado, não existe um código específico para os SUV nos documentos de matrícula europeus.
  • Existem SUV com todo o tipo de motorização: térmica (gasolina ou diesel); híbrido; elétrico; e gasolina-GPL de duplo combustível.
  • Devido ao seu tamanho e peso, os SUV estão equipados com pneus que são, em média, maiores do que os de outros automóveis de passageiros (excluindo os 4x4).

DIFERENÇAS ENTRE 4X4

O principal objetivo dos 4x4 é conduzir "off-road" (fora de estrada), em terrenos por vezes acidentados e íngremes. Os SUV, mesmo equipados com tração 4x4, não dispõem das características que permitem circular nos terrenos mais difíceis: bloqueio do diferencial, dois eixos para guiar as rodas dianteiras e traseiras, duas alavancas de velocidades, etc.


Os SUV também são frequentemente chamados de "4x4 urbanos", porque são um meio-termo entre um automóvel de transporte de pessoas e um automóvel 4x4 todo-o-terreno.

DIFERENÇAS ENTRE CROSSOVERS

À primeira vista, pode ser difícil diferenciar um SUV de um crossover, uma vez que ambos os tipos de automóvel partilham uma carroçaria enorme, uma grande altura ao solo e pneus relativamente grandes. No entanto, estes são dois tipos de carroçaria distintos: os crossovers, uma espécie de versão musculada da berlina, são geralmente menos espaçosos do que os SUV; São também menos aventureiros e mais urbanos que estes últimos. Quase nunca têm tração às quatro rodas, embora esta opção seja relativamente comum entre os SUV.

O SUV, UM AUTOMÓVEL QUE GANHOU TERRENO

Com o passar do tempo, o SUV consolidou-se no mercado automóvel como uma alternativa mais desportiva aos monovolumes. Assim como o Espace 6, a mais recente versão do histórico MPV familiar da Renault que se tornou um SUV.

 

Os principais motivos para a popularidade dos SUV incluem, entre outros:

 

  • a profundidade e a altura do habitáculo, sinónimos de conforto para os passageiros e que são particularmente práticos para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida;
 
  • o volume do tronco, geralmente bastante grande;

 

  • a versatilidade do automóvel, utilizado sobretudo em estrada, mas capaz de se aventurar noutro tipo de estradas (em particular para os SUV com tração às quatro rodas).

Bom saber:

 

Os SUV são por vezes criticados pelo seu consumo de combustível. Embora o seu peso significativo resulte logicamente num maior consumo de combustível por quilómetro do que um carro citadino ou uma berlina, é importante salientar que as diferenças tendem a diminuir. De facto, a maioria das marcas de automóveis tem trabalhado nos últimos anos para reduzir o peso do automóvel e também para melhorar a sua aerodinâmica.

DUSTER, O SUV SEGUNDO A DACIA

Dentro da gama de automóvel Dacia, a categoria SUV é representada pelo Dacia Duster e Dacia Bigster. A ênfase foi colocada na versatilidade: o Duster é certamente um carro familiar concebido para longas viagens rodoviárias, mas é particularmente confortável no lado "off-road" dos SUV. A versão com tração às quatro rodas eleva ainda mais o desempenho todo-o-terreno deste automóvel.

 

Este SUV está disponível com três motorizações: Eco-G (mais económica e ecológica), mild hybrid a gasolina e hybrid.

 

Descubra o versátil SUV familiar Duster

 

Encontre um novo modelo Duster em stock

VER MAIS